Hoje falamos sobre como identificar e evitar o assédio na Cooperativa
Para além de orientar sobre como identificar o assédio nas relações de trabalho, o encontro apresentou as consequências e ações de prevenção contra essa prática.
Esse foi um dos apontamentos realizados durante a nossa live sobre Assédio nas relações de trabalho, mediada pela advogada Tacianny Mayara Machado Torchia, que também é professora do MBA de Governança, Riscos, Regulação e Compliance em Saúde na Faculdade Unimed.
A ética nos relacionamentos é um dos valores que integram a nossa identidade organizacional e por aqui na Cooperativa também prezamos pelo respeito em todas as interações no ambiente de trabalho.
“Quando atuamos em uma organização, nos deparamos com a diversidade de pessoas, cada uma com suas experiências e vivências, seus desafios. E que bom que somos diferentes. É com a diferença que podemos crescer”, afirmou Tacianny. “Diante da diversidade, uma atitude importante para adotarmos é refletir sobre as mudanças que podem ser necessárias em nossas relações. Repensar a forma de tratar, avaliar uma nova linguagem para falar com outro, considerando que temos vivências e histórias diferentes”, completou.
Sobre os conceitos:
Assédio moral pode ocorrer de forma descendente, vindo do superior hierárquico, quando age para gerar desconforto na equipe. Também pode ocorrer de forma ascendente, que é da equipe para o superior hierárquico. Por exemplo, quando muda a liderança e o grupo não aceita a pessoa nova.
“O assédio moral pode acontecer por gestos, palavras, conduta, exclusão, silêncio, desde que tenha repetição habitual, seja uma prática direcionada e contínua com a finalidade de gerar abalo à integridade física e psíquica de uma pessoa. O ato de isolamento de uma determinada pessoa é tão nocivo quanto o uso de uma palavra”, explicou a advogada.
“Já o assédio sexual no ambiente de trabalho pode ser caracterizado por via vertical, da hierarquia superior, e também como intimidação entre colegas. Pode ocorrer por meio de palavras, gestos e contatos. Um único ato pode ser suficientemente grave para atingir a honra, a dignidade e a liberdade sexual da vítima”, explicou Tacianny.
A discriminação também é uma prática que devemos ter muito cuidado no ambiente organizacional. Segundo a Convenção 111 da Organização Internacional do Trabalho, a discriminação é toda distinção, exclusão ou preferência fundada em cor, raça, sexo, religião, opinião pública, ascendência nacional e origem.
COMO PREVENIR?
É possível prevenir e evitar as situações descritas. “O respeito nas relações é a chave. E na Unimed-BH, vocês têm à disposição os códigos e manuais que descrevem as condutas esperadas pela Cooperativa em todas as interações”, afirmou Tacianny.
A live contou com aproximadamente 200 participantes, e, é uma materialização para o fortalecimento da cultura. A ética nos relacionamentos é um dos pilares da Cooperativa e o óbvio precisa ser dito: assédios não são tolerados em nossas relações.
Para saber mais sobre o tema e canais de denúncia, acesse a Cartilha de Orientação sobre Assédio, disponível no SIte do Cooperado. Para acessar vá ao menu Institucional >> Governança >> Compliance e selecione a Cartilha de Orientação sobre Assédio.
Se você não participou da live, em breve, o conteúdo estará disponível na plataforma Saber Sempre.