skip to Main Content

Arquivos por Ano/Mês

Talks Unimed-BH reuniu palestrantes para debater a era fígital

Nesta quarta-feira, 30, o Espaço de Eventos da Unimed-BH sediou o Talks Unimed-BH, que teve como destaque da programação a Era Fígital. Para debater esse tema e os seus impactos na experiência do cliente, o evento recebeu grandes nomes das áreas de tecnologia, saúde e de outros mercados. 

Na abertura, nosso diretor-presidente, Frederico Peret, levou uma mensagem de boas-vindas aos mais de 300 participantes que acompanham o evento direto do auditório e aos 1.300 que estavam assistindo a transmissão online.  O Talks é uma representação simbólica do que a gente vem trabalhando e acreditando na Unimed-BH. Desde 2018, antecipamos temáticas aqui nesse auditório que hoje são realidade para nós. Discutimos telemedicina, inteligência artificial. E isso hoje faz parte da nossa Unimed-BH e representa um legado que temos deixado para a sociedade. Esse é o norteador do nosso trabalho que vamos discutir hoje, afirmou. 

 

1º Painel – Acesso à Saúde na Era Fígital

Com mediação de Frederico Peret o 1º Painel falou sobre “Acesso à Saúde na Era Fígital” que recebeu como convidados Priscila Cruzatti, da Google; Pedro Filizzola, do Doctoralia; e Ana Claudia Pinto, da Fleury. 

Pedro Filizzola, do Doctoralia, falou como a transformação digital mudou o padrão de comportamento do consumidor. “O tempo inteiro estamos conectados com o mercado e vemos que o nosso consumidor é o mesmo que pede comida pelo aplicativo, que escolhe sua viagem pela avaliação de outros viajantes. Por que na saúde seria diferente? O nosso papel é cada vez mais mostrar para clínicas e hospitais que a transformação digital é um caminho sem volta.”

Para Ana Claudia Pinto, do Grupo Fleury, construir a jornada de saúde é um norte muito forte, porque temos que olhar o paciente como cliente. "A tecnologia é uma ferramenta para construir a jornada. Por que uma empresa de medicina diagnóstica, como o Fleury, está olhando para a jornada como um todo? O que trouxe a gente até aqui não vai conseguir nos levar para os próximos 100 anos. Por isso a tecnologia precisa fazer parte do processo.” Ana Claudia falou sobre o projeto realizado pela ONG Gerando Falcões e o Grupo Fleury em uma comunidade de São Paulo conhecida como “Favela dos Sonhos”, em Ferraz de Vasconcelos, que fornece serviço de saúde por meio de telemedicina para os moradores da comunidade.  

 

2º Painel – Interoperabilidade e Inteligência para o Fígital

Com o tema “Interoperabilidade e Inteligência para o Fígital”, o painel foi mediado pela superintendente executiva de Gestão Assistencial da Unimed-BH, Christiane Bretas, e contou com a presença de Joaquim Oliveira, da Deloitte (Portugal); Jacson Barros, da Amazon; e Alexandre Ferreira da Rocha, da Microsoft. Jacson Barros, da Amazon, pontuou sobre os desafios de integrar todas as tecnologias e bases de dados, de forma que a razão de todo o processo seja sempre o paciente. O especialista defende que, no contexto atual, as informações estão disponíveis, mas é necessário estruturar um filme para acompanhar e monitorar a rotina dos pacientes.  

 

3º painel – Experiência fígital

O painel recebeu como convidados Laíza Buchala, da Ambev; Marcelo Reis, da Localiza; Felipe Froes, da Lojas Renner; e Jaakko Tammela, executivo de design. A mediação foi do nosso Superintendente Executivo de Gestão Empresarial, Fernando Coelho. Os convidados apresentaram cases bem-sucedidos na experiência fígital e trouxe importantes insights também para o setor de saúde.

Marcelo Reis apresentou um exemplo do fígital na Localiza. No modelo Fast, o consumidor faz todo o processo de locação do carro pelo app. Quando chega na loja, não necessita ir até o balcão e vai direto fazer a retirada. Marcelo reforçou a importância de não perder o encantamento humano nesse processo.

O fígital também tem avançado na Ambev. Laíza Buchala destacou a criação do Zé Delivery, que foi desenvolvido após identificarem uma “dor” real do consumidor. Com o app, eles apresentam para o cliente uma solução simples e resolutiva. A empresa também tem uma geladeira com inteligência artificial, em que o cliente faz a retirada do produto e ela identifica a quantidade para que o pagamento seja efetuado de forma automática no aplicativo.

Felipe Froes, da Lojas Renner, destacou o omnichannel, que é o modelo que a empresa acredita ser o melhor. Não é totalmente digital, nem totalmente físico, é estar ao mesmo tempo em todos os canais, uma verdadeira experiência fígital. Atualmente eles desenvolvem um trabalho nesse sentido para transformar cada vez mais os clientes físicos em digitais. Como exemplo tem o pagamento via app nas compras presenciais em vez de ficar na fila da loja, ou ainda o caixa de autoatendimento.

Já o executivo de design, Jaakko Tammela, observou a importância de entender bem o cliente em toda a jornada para conseguir trazer soluções que contribuam para a melhor experiência. “É ouvir o cliente o tempo todo e trazer propostas conectadas com o negócio”, disse. O executivo destacou ainda algumas ações humanizadas realizadas para pacientes oncológicos e para clientes trans.

:: Premiação Juntos Inovamos

Durante o evento também foram premiados os melhores projetos do Juntos Inovamos, o programa de Inovação da Unimed-BH voltado para colaboradores. Foram premiados projetos em duas categorias Boas Práticas e Novas Ideias, tanto na área assistencial quanto administrativa.

GANHADORES – CATEGORIA NOVAS IDEIAS 

:: Melhor Ideia Administrativa 

Evolução da visão assistencial para o cooperado a partir das funcionalidades do SOL
Inscrita por: Arlindo Ferreira 

:: Melhor Ideia Assistencial

Safe Transition – Passagem de plantão
Inscrita por: Júnia Braga Fontes

 

GANHADORES – CATEGORIA BOAS PRÁTICAS

:: Melhor Prática Administrativa

Negociação de inadimplentes através de robô com linguagem natural
Inscrita por: Renan Soares

:: Melhor Prática Assistencial

Modelo de remuneração em oncologia
Inscrita por: Caroline Fialho  

AVISO

Esse espaço contempla as edições de 2015 a 2023. Para acessar as edições a partir de 2024, clique aqui.

Back To Top