Saúde Suplementar tem semana agitada
Aumento da participação de pequenas empresas na carteira de clientes, cancelamento de planos empresariais e queixa contra a cobertura dos planos.
Reunimos as principais notícias sobre a saúde suplementar do país das últimas duas semanas para você se manter informado e, assim, contribuir para as melhores decisões para o desempenho da nossa Cooperativa.
Cooperativas de saúde em alta
Começamos com a boa notícia do desempenho do sistema cooperativo em nível mundial. Estudo do World Cooperative Monitor 2022 revelou que o movimento financeiro das 300 maiores cooperativas do mundo atingiu mais de U$$2,1 trilhões em 2021. Além do Sistema Unimed, outras oito cooperativas brasileiras aparecem no ranking.
Os esforços para interiorização da saúde têm dado resultado. Cerca de 39% dos 50,5 milhões de brasileiros atendidos na saúde suplementar em 2022 passaram por cooperativas médicas e odontológicas, gerando receita de R$ 87 bilhões no ano, 37% do total arrecadado por todo o setor.
O crescimento de beneficiários da saúde suplementar tem sido puxado pelo setor de Pequenas e Médias Empresas (PMEs), que cresceu 75% (equivalente a 1,8 milhões de novos usuários) nos últimos três anos e meio.
Valor Econômico: Ranking das 300 maiores do mundo tem 9 brasileiras
Valor Econômico: Cooperativas têm 39% dos planos de saúde
Valor Econômico: Pequena empresa puxa expansão de planos de saúde
Fraude
O Estadão.com publicou entrevista com a diretora-executiva da Federação Nacional de Saúde Suplementar (FenaSaúde), Vera Valente, em que a executiva expõe como os gastos indevidos com práticas fraudulentas contra planos de saúde oneram empresas e beneficiários. Entre 2018 e 2022 o número de notícias-crime e ações cíveis movidas pelas operadoras subiu 884%.
Estadão.com: Plano de saúde: fazer botox e pedir nota sai do bolso de todos, diz diretora de entidade
As reclamações sobre os planos de saúde permanecem
Em Minas Gerais, dados da ANS mostram aumento de 35%. Em 2022, mais de 14 mil clientes reclamaram dos serviços das operadoras. A maior parte envolve a cobertura dos planos. O maior conhecimento das regras está por trás das reclamações. Mais informados, os usuários vão atrás de seus direitos.
Em meio ao aumento das reclamações, matéria da Folha S. Paulo mostra que a Unimed Nacional voltou a cancelar planos de saúde coletivos de PMEs, com aumento de queixas sobre descredenciamento de clínicas ou hospitais, antes atendidos pelo plano.
Globo News: Reclamações contra planos de saúde aumentam em MG
TV Globo Minas: Aumentam queixas contra coberturas de planos de saúde
Folha de S. Paulo: Unimed Nacional volta a cancelar planos de saúde empresariais
Boa leitura!