Nós respondemos suas dúvidas sobre a escolha da Área de Interesse
Por que devo escolher uma Área de Interesse?
As Áreas de Interesse foram criadas para incorporar ao GUIA aquelas situações “especiais”, onde o cooperado passou a se dedicar a uma área específica dentro da sua especialidade, tal como acontece com quem se especializa em exames diagnósticos e de imagem, por exemplo. Foram indicadas pelos Comitês de cada especialidade como sendo reflexo daquilo que se observa no dia a dia dos cooperados. Estas áreas servirão de base para a criação de novos indicadores, permitindo que se façam comparações mais próximas da realidade.
Eu já havia solicitado mudança de especialidade no GUIA, mas agora está aparecendo a minha especialidade original (conforme cadastro na GRCO). Por que isso aconteceu?
As Áreas de Interesse são uma subdivisão informal, criadas pelos Comitês de Especialidades, conforme respondemos no item anterior. Desta maneira, você será melhor avaliado se puder se encaixar em uma Área de Interesse de sua própria especialidade, entre os seus pares.
Não encontrei uma Área de Interesse que tenha relação com minha prática médica. O que fazer?
As opções de Áreas de Interesse foram definidas pelo Comitê da sua especialidade. Esta decisão foi tomada baseada na prática mais frequente dos especialistas da sua área. Nesse sentido, alguns Comitês entenderam que uma divisão excessivamente fragmentada poderia trazer mais prejuízos aos colegas do que benefícios. Neste caso, sugerimos escolher a opção “geral”.
E se não houver adesão de meus colegas à Área de Interesse que escolhi. O que vai acontecer?
Para possibilitar a medição de indicadores que estejam o mais próximo possível da realidade, será necessário que sejam formados grupos com o mínimo 10 cooperados. Isso é importante para que a coleta de dados se baseie em amostras consistentes. No caso de não haver adesão de número suficiente de cooperados, o grupo será realocado na opção “geral”.
Hoje me dedico mais a uma área específica, mas continuo atendendo alguns casos relacionados com outras áreas de interesse e sub-especialidades. Se eu escolher uma área de interesse não poderei mais atender casos das outras?
Sim, poderá. A escolha da Área de Interesse não interfere nas permissões de atendimento que cada cooperado já tem e não restringe suas possibilidades de atuação. A escolha da Área de Interesse tem finalidade exclusiva de medição do GUIA, para propiciar uma melhor eficácia dos seus indicadores. À medida em que os cooperados se agrupam em torno de uma mesma Área de Interesse, os indicadores se mostram mais próximos da sua prática médica.
O que quer dizer a palavra “ênfase” em minha Área de Interesse?
A palavra "ênfase" deseja sinalizar que o cooperado, apesar de atuar em diferentes campos de sua especialidade, se dedica mais frequentemente a uma determinada área específica. Isso acontece naquelas especialidades onde as subdivisões não estão fortemente marcadas e, frequentemente, os seus médicos acabam por ter atuação mais ampla.