Dia C – veja como foi o evento na praça da Assembleia
O sábado, dia 1° de julho, foi de muita música, cultura, brincadeiras para a criançada e conteúdo sobre o maior movimento cooperativista de voluntariado do Brasil.
O Dia C – Dia de Cooperar – na praça da Assembleia teve apresentações do Batuque Salubre, da Escola de Artes Instituto Unimed-BH, do Coral Infantil Credicom, do grupo de dança Soul Guetto, além de espetáculo circense com o grupo Maria Cutia e show com o Charanga Pop.
O evento também contou com estandes de exposição de produtos e serviços cooperativistas, massagem e aferição de pressão e glicose, cantinho de leitura e contação de histórias, além de um espaço Kids preparado conjuntamente pelo Instituto Unimed-BH e Sicoob Credicom.
O diretor-presidente da Unimed-BH, Frederico Peret, e o presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato, marcaram presença no evento, além de outras lideranças do movimento cooperativista.
Pela primeira vez no Dia C como voluntária, a cooperada da Pediatria, Maria Mercedes Zucheratto Castro se divertiu com as crianças no espaço kids. “Essa experiência só é válida quando você vivencia. Se a gente acha que está doando um pouquinho, é o contrário, a gente é quem ganha. Já participei de uma ação com o Instituto Unimed-BH no Palácio das Artes e que integrava crianças, famílias e nós cooperados, que trago para a minha vida. Se cada cooperado tiver a chance de vivenciar experiências como essas, talvez se sintam mais comprometidos em ajudar o Instituto e participar do voluntariado”.
Instituto Unimed-BH
O Batuque Salubre, grupo de percussão da Escola de Artes do Instituto Unimed-BH em parceria com o grupo cultural Arautos do Gueto, abriu a festa e encantou com a apresentação de 35 jovens do aglomerado Morro das Pedras. Dodó, CEO do Arautos do Gueto, se emocionou ao falar da evolução do grupo e de todas as participações do Batuque no Dia C. “Hoje todos viram uma grande apresentação. São crianças e jovens que estão crescendo junto com o projeto e que a cada Dia C vemos o quanto eles estão evoluindo profissionalmente. Estamos falando de jovens que ainda sentem um friozinho na barriga a cada apresentação, mas que ao mesmo tempo são grandes percussionistas e já tiveram oportunidade de tocar com artistas como Carlinhos Brown. ”
O Movimento
O Dia de Cooperar é um programa de responsabilidade social do cooperativismo brasileiro, iniciado em Minas Gerais em 2009, cujo foco principal é o incentivo ao voluntariado e aos impactos sociais transformadores nas comunidades. Desde 2015, o Dia C foi cedido para a OCB e hoje acontece em todo o Brasil, confirmando o compromisso das cooperativas na busca por um país mais justo, com melhores oportunidades para todos.
As milhares de ações voluntárias realizadas, ano após ano, fazem do Dia C o maior movimento cooperativista de voluntariado do Brasil. Os projetos idealizados por cada cooperativa são norteados pelos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS) e mostram a face humana do setor, que atua em prol do bem-estar e da qualidade de vida das pessoas.