Fórum de Ideias traz reflexão sobre o papel do cooperado
Nesta quinta-feira, dia 22, aconteceu mais uma edição do Fórum de Ideias on-line, uma iniciativa do Programa Portas Abertas que visa a ampliar a escuta e a participação, envolvendo cada vez mais os cooperados na construção de um futuro mais competitivo e sustentável da cooperativa.
Esta edição teve como tema O médico e o seu papel nos negócios cooperativistas e teve a participação de 2.847 cooperados. Para falar sobre o assunto, recebemos o professor David Maia. Além de lecionar na Faculdade Unimed, David é mestre em Administração de empresas e consultor de singulares do Sistema Unimed.
Durante o Fórum de Ideias, David abordou a mudança no perfil dos clientes de planos de saúde, o cenário da saúde suplementar considerando o médio e longo prazo e os desafios dos cooperados para a manutenção da sustentabilidade do nosso negócio. O palestrante reforçou o papel dos cooperados como propulsores das transformações necessárias dentro da cooperativa e seguiu com estudos que mostram o perfil de usuários e a tendência de gastos da Saúde Suplementar nos próximos anos.
“Cerca de 70% da carteira da Saúde Suplementar é coletivo empresarial. Ou seja, é o empresário gastando o dinheiro dele pelo outro. Então ele vai brigar por preço e, por isso, há uma forte pressão concorrencial. Nesse sentido, para ficar no patamar em que queremos, com trabalho para todos, precisamos ser competitivos. A pressão da sinistralidade, atrelada à necessidade de manter os preços competitivos, faz com que seja necessário que conversemos sobre nossas práticas clínicas, sem tolher a boa prática médica, mas discutindo sobre como fazer bem-feito com uma boa racionalização de gastos”, reforçou.
Além da palestra do professor David, o diretor-presidente da Unimed-BH, Frederico Peret, apresentou os principais indicadores da cooperativa. Frederico também trouxe alguns pontos do trabalho realizado pelo Conselho Social na reunião que ocorreu em maio. Na data, os conselheiros foram convidados a propor possíveis inciativas que visam à redução de custos assistenciais.
"O primeiro trimestre de 2023 confirma essa tendência bastante complexa da Saúde Suplementar no cenário nacional com resultados operacionais e sinistralidade bastante preocupantes. E isso tem uma repercussão que já chega aos clientes com a suspensão de vendas de alguns planos, o aumento do número de queixas e reclamações que mais que dobram nos últimos 5 anos, segundo dados da ANS", comentou Frederico.
Após as apresentações do Fórum de Ideias, os cooperados puderam enviar perguntas e sugestões que foram lidas e respondidas pela Diretoria da Unimed-BH, permitindo uma ampla discussão com o objetivo de compartilhar conhecimentos e os desafios da gestão.
Os cooperados participantes somaram 12 pontos no Programa Participação Pontuada. Nos próximos dias, a gravação na íntegra estará disponível no Site do Cooperado.