Instituto Unimed-BH é destaque em Simpósio Internacional de Educação em Saúde
A forma como geramos valor e prestamos contas das nossas ações foi apresentada aos ouvintes. Ao fim da apresentação, a superintendente participou de uma rodada de perguntas na companhia de Jonatan Mendes, diretor executivo da JA Minas Gerais.
O Instituto Unimed-BH representou as iniciativas de ESG da nossa Cooperativa no” Painel Especial Transformação Social em Pauta”, que integrou a programação II Simpósio Internacional de Extensão e Educação em Saúde, organizado pela Fundação Educacional Lucas Machado (Feluma) e pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas (FCM-MG), no dia 20 de maio.
Clique aqui para acessar as apresentações.
Sob o tema Cultura, Sustentabilidade e Transformação Social, o evento promoveu o diálogo sobre as experiências de extensão e educação em saúde vivenciadas por alunos e professores de diferentes cursos da área da saúde, vinculados à FCM-MG e diversas instituições de Ensino Superior, nacionais ou internacionais. As discussões foram transmitidas pelo canal da Faculdade no Youtube.
A Superintendente Executiva de Relacionamento com o Cooperado e Sustentabilidade da Unimed-BH, Rosana Chaves, conduziu a apresentação. Rosana Iniciou apresentando a Unimed-BH como uma cooperativa e explicando ao público que, como tal, já traz no cerne os princípios cooperativistas, diferente das empresas tradicionais. Destacou o princípio 7 do cooperativismo, que é o interesse pela comunidade: “Quando nasce uma cooperativa, ela já nasce vocacionada para direcionar esforços de apoio à comunidade”, enfatizou.
Nesse sentido, a superintendente reafirmou a vocação da Unimed-BH para a sustentabilidade, relembrando o início das atividades socioculturais conduzidas pela Cooperativa, mesmo antes da fundação do Instituto, em 2003, quando o tema sustentabilidade ainda era pouco difundido nas empresas. A ideia era, e ainda permanece, “transformar vidas e entregar para a sociedade um pouco do que recebemos por meio do nosso trabalho e da confiança dos nossos clientes”, afirmou.
Transformando realidades I
Rosana apresentou dados da pesquisa Ouvir para Cuidar que mostram o impacto de dois projetos na realidade dos envolvidos.
Tanto no eixo Comunidade, com o projeto Escola de Artes, desenvolvido na comunidade do Morro das Pedras,quanto no eixo Voluntariado, com o projeto Sociedade do Riso, que envolve clowns voluntários e profissionais, a satisfação geral dos ouvidos em 2022 foi de 97%.
Abaixo, os entrevistados listaram as principais transformações:
Transformando realidades II
A RedeSol, cooperativa de reciclagem apoiada pelo IUBH, foi apresentada como exemplo de intercooperação. O ganho de uma identidade visual para serem reconhecidos e aceitos pela sociedade foi o ponto de partida para o negócio deslanchar. Os participantes das cooperativas foram envolvidos em cursos de capacitação em gestão, para desintermediar a venda dos materiais coletados. Também passaram a contar com um sistema de gerenciamento de vendas. Atualmente, cinco cooperativas que fazem parte da Rede são fornecedores da Prefeitura de Belo Horizonte. Alguns dos participantes evoluíram nos estudos, concluindo o Ensino Superior em Gestão.
Outro case apresentado foi o Jovens Profissionais, que atua na formação de jovens em empreendedorismo, preparando-os para o mercado de trabalho. O projeto é realizado em Parceria com a JA Minas (Junior Achievement Minas Gerais), Organização Não Governamental que concorre ao Prêmio Nobel da Paz este ano.
“A responsabilidade social corporativa deve estar envolvida em todos os negócios para contribuir para reduzir as desigualdades sociais por meio de suas iniciativas. O mundo não consegue mais se sustentar se a gente não tive rum olhar para essas questões. A Unimed-BH acredita no trabalho médico como transformação social. O futuro é agora, e nós temos que fazer parte dele”, finalizou sua mensagem.