skip to Main Content

Arquivos por Ano/Mês

Consulta On-line Unimed-BH atinge 1 milhão de clientes

A Unimed-BH é pioneira quando se fala em saúde digital e vem conquistando grandes avanços na área. A Cooperativa também foi uma das primeiras em sua área de atuação a inaugurar o serviço de Consulta On-line, que neste mês de maio, completa o marco de 1 milhão de atendimentos. Uma grande conquista para a nossa Cooperativa.

Segundo o diretor-presidente da Unimed-BH, Frederico Peret, a telemedicina é uma inovação que transformou o modelo tradicional de assistência e trouxe mais praticidade e agilidade para o cliente de saúde suplementar. “Um dos pilares da telemedicina é ampliar o acesso à saúde. Por isso, a Unimed-BH vem acompanhando as transformações no setor e apostando no digital, sempre com foco na melhor experiência do paciente”, explica. Ele esclarece ainda que a telemedicina vai além de uma consulta, mas inclui telemonitoramento, oferta de atendimento 24h, adequação de percurso, entre outros. “Hoje em dia nossos clientes podem realizar uma consulta de casa ou do trabalho, podem renovar receitas, ser acompanhado por um profissional de saúde após uma cirurgia sem precisar sair de casa. Tudo isso são melhorias que o formato on-line possibilita”, declara.

Frederico Peret destaca ainda a importância da consulta on-line para o atendimento aos públicos específicos ou nos períodos quando há alta demanda por serviços de saúde. O Pronto Atendimento On-line da Unimed-BH voltado para pequenas urgências, por exemplo, oferece atendimento com especialistas em Clínica Médica, Medicina de Família e Comunidade e Pediatria, possibilitando uma melhor assistência à saúde nos períodos de sazonalidade. “Vimos a consulta on-line funcionar muito bem na pandemia da Covid-19 para atender os casos de baixa complexidade e temos apostado nessa modalidade para reduzir a sobrecarga nas unidades assistenciais nos períodos de maior demanda”, afirmou.

Larissa Vilela Cruz, gerente médica da Telessaúde da Unimed-BH, destaca a importância dos avanços da saúde digital. "Temos observado uma mudança no perfil de consumo das pessoas, que agora tendem a resolver todas as questões on-line. É gratificante ver que estamos no caminho certo, avançando todos os dias para oferecer um atendimento on-line seguro e de qualidade aos nossos clientes. Isso é o nosso compromisso. Alcançar um número relevante como esse, com o NPS na zona de excelência, nos enche de orgulho."

“A Saúde Digital é uma grande oportunidade para resolver três questões universais da saúde: acesso, sustentabilidade financeira e qualidade assistencial. Com a telemedicina e o telemonitoramento, observamos também que a Cooperativa passou a ofertar uma melhor condução do percurso assistencial e a personalização do cuidado do cliente, o que traz inúmeras vantagens para a gestão e para os nossos beneficiários”, Felipe Gomes Machado, cooperado da Endocrinologia e coordenador médico da Telessaúde da Unimed-BH.

A cooperada de Medicina de Família e Comunidade e médica da Central Consultas On-line, Helena Soares de Souza Santos, fala sobre a sua experiência com a telessaúde.

 

“Passei a atender na equipe da Central da Unimed-BH durante a pandemia porque estava grávida e tive que me ausentar da linha de frente. Apesar dos receios que alguns profissionais da área médica têm em relação à telemedicina, vejo que é um grande avanço para a assistência aos pacientes.  O papel da telemedicina é enorme dentro da rede assistencial, porque ela ajuda a gerenciar o cuidado. Há diversos pacientes que vão para o Pronto Atendimento e não precisavam estar ali, às vezes aguardando horas, caso fosse atendido por médicos da consulta on-line. Hoje, com a minha experiência na Telessaúde, me sinto confortável quando avalio o paciente, sendo a consulta resolutiva na maioria dos casos de baixa complexidade, e quando preciso direcioná-lo ao presencial, nos casos de maior urgência ou na presença de sinais de alarme”, declara Helena.

 

A Unimed-BH também vem investindo no telemonitoramento, uma modalidade de teleatendimento que amplia o cuidado, possibilitando um acompanhamento do paciente por um profissional de saúde, após alta hospitalar ou após confirmação de alguma doença. O serviço começou a ser disponibilizado durante a pandemia e atualmente é ofertado para diversos clientes da Unimed-BH, entre eles, pacientes positivos de Covid-19, gestantes, pacientes que tiveram alta do atendimento domiciliar e pós-operatórios cardíacos.

Compromisso com os clientes

Nos últimos três anos, a Telessaúde da Unimed-BH tem mantido excelente resolutividade, sendo a maioria dos casos de baixa complexidade atendidos na plataforma solucionados via on-line. Por isso, o serviço tem recebido avaliações muito positivas por parte dos clientes. O Net Promoter Score acumulado da Central de Consultas On-line (NPS é uma métrica usada pelas principais empresas do mundo para medir o grau de satisfação e lealdade dos clientes) é de 89, indicando excelência e refletindo o alto grau de recomendação do serviço pelos beneficiários do plano de saúde.


Compromisso com o ESG

A atuação da Central de Consultas On-line também contribui de forma significativa para o meio ambiente. Durante o atendimento, todos os documentos gerados, como receitas médicas, orientações de isolamento, atestados e pedidos de exame, são enviados por e-mail para o cliente, eliminando a necessidade de impressão. Além disso, ao optar pela consulta on-line, o cliente evita o deslocamento até a unidade de saúde, reduzindo a emissão de CO2 na atmosfera.

Assim como as demais gestões da Unimed-BH, a Telessaúde adota as diversas práticas de governança corporativa nas operações, como transparência,  ética, responsabilidade social, gerenciamento de riscos, conformidade, avaliação e melhoria contínua dos processos, o que fortalece a confiança dos cooperados, clientes e colaboradores, além de garantir a entrega de serviços de qualidade.

 

AVISO

Esse espaço contempla as edições de 2015 a 2023. Para acessar as edições a partir de 2024, clique aqui.

Back To Top