skip to Main Content

Arquivos por Ano/Mês

Uma mulher que inspira pela coragem

 

É preciso muita coragem para enfrentar o dia a dia da cooperada Eliane Mayumi Nonaka. Cirurgiã Pediátrica, ela tem que lidar com a ansiedade e preocupação de pais de crianças extremamente graves, que necessitam de cirurgias de urgência, bebês com grande risco de vida, crianças em tratamento oncológico. No plantão do Hospital Infantil São Camilo Unimed e nas demais unidades assistenciais em que ela atua, essa é a sua realidade diária.

Mas lidar com crianças é uma realização pessoal desta profissional que não tem ideia de quantas cirurgias já realizou desde que se formou em 1992 pela Faculdade de Medicina de Itajubá/MG. “Tenho 26 anos de cooperação na Unimed-BH e opero no Hospital São Camilo desde a época da minha residência em Cirurgia Pediátrica, quando acabei entrando para a equipe. Já tive casos que na consulta do filho, o pai veio me contar que já foi meu paciente”.

Qual curso ela prestaria o vestibular foi a última pergunta que o seu pai lhe fez. A resposta veio rápida e de forma segura: Medicina. Na adolescência eu participava de alguns projetos sociais com crianças e, talvez, eu tenha escolhido essa profissão pela chance de ajudar as pessoas”.

Mas ela conta que concluir a faculdade não foi uma tarefa fácil. Minha mãe ficou viúva com 40 anos e três filhas jovens. No governo Collor, o dinheiro da nossa família foi bloqueado e quase tive que abandonar o curso. Minha mãe então foi trabalhar no Japão como operária para que eu conseguisse finalizar meu curso. Depois de formada, trabalhei muito e a renda foi muito importante para o nosso sustento. Hoje, ao lado do meu marido, tento retribuir todo o sacrifício feito por minha mãe”.

Escolher uma especialidade com tantos desafios exige muita coragem. “A cirurgia pediátrica é uma área com muitos desafios, em especial, a parte oncológica que me entristece muito. Por outro lado, receber um abraço dos pacientes e o olhar de alegria dos pais ao sair com seus filhos curados, não tem preço”. “Eu e meu marido não temos filhos, mas ganhei muitos filhos pelo caminho e aprendo muito com eles”.

 

AVISO

Esse espaço contempla as edições de 2015 a 2023. Para acessar as edições a partir de 2024, clique aqui.

Back To Top