Sol: de aliado a vilão
A “Exposição ao sol: danos e benefícios” será o tema da próxima edição do Café Controverso: Saúde em Pauta a ser realizado amanhã, 25/11 na cafeteria do Espaço do Conhecimento da UFMG.
O debate, promovido pelo Instituto Unimed-BH, contará com a participação da professora da UFMG, Ivani Novato, e da dermatologista, Cláudia Márcia de Resende Silva, com mediação da professora titular aposentada da Faculdade de Medicina da UFMG, Rocksane Norton.
“A principal fonte de vitamina D do organismo é o sol e ela contribui para a formação de massa óssea. É importante não apenas para as crianças, mas em todas as fases da vida, pois é fundamental para a absorção de cálcio, ajudando, por exemplo, a combater a osteoporose. Porém, os horários de maior incidência dos raios UVB não são indicados dermatologicamente e eles devem incidir diretamente sobre a pele, pois o uso do protetor solar ou de roupas pode reduzir sua absorção. Por isso, é preciso haver um equilíbrio, não é necessário um tempo exagerado de exposição, mas uma exposição regular”, conta Ivani Novato, professora da UFMG.
A dermatologista Cláudia Márcia de Resende Silva pontua que o excesso de sol pode causar danos graves e que os hábitos de vida saudáveis já são suficientes para a produção de vitamina D necessária para o organismo. “O Brasil é um País com incidência de radiação solar ao longo do ano inteiro e a exposição inadequada pode causar queimaduras crônicas, o envelhecimento da pele e contribuir para o desenvolvimento do câncer. Brincar no recreio ou realizar pequenos deslocamentos no sol já contribuem em relação à Vitamina D e não é indicado se expor ao sol com esse objetivo. Os hábitos de vida e os valores da vitamina que estão sendo indicados devem ser levados em consideração”, explica, destacando que a proteção solar não se restringe ao filtro, e pode ser também buscar uma sombra, usar roupas adequadas, bonés e evitar o intervalo das 10h às 14h.
Café Controverso
A proposta do Café Controverso, lançado em 2012, é discutir temas atuais a partir de múltiplas perspectivas, dando oportunidade para os seus pontos de encontro e contradições. O projeto, idealizado pelo Espaço do Conhecimento UFMG, promove encontros mensais e, nessa trajetória de cinco anos, vem propiciando o compartilhamento de informações das mais diversas áreas do conhecimento, de dentro e fora da Universidade.
Nesse ano, foram realizadas seis edições especiais do Saúde em Pauta que buscam compartilhar informações qualificadas sobre os temas mais abordados em consultórios pelos pacientes.
Café Controverso: Saúde em Pauta – Tema: “Exposição ao sol: danos e benefícios”
Data: 25/11
Horário: 11h
Local: Espaço do Conhecimento da UFMG (Praça da Liberdade, 700, Funcionários)
Entrada gratuita – não é necessário realizar inscrição