Mulheres que inspiram
Somos uma cooperativa formada por mulheres. E nesse 8 de março reforçamos o quanto acreditamos na coragem, na determinação e na competência das nossas cooperadas, colaboradoras e parceiras.
A força feminina da Unimed-BH está manifestada em grandes números: 75% do quadro de colaboradoras, mais de 40% do número de cooperadas e mais de 67% de cargos de liderança.
Em nossa campanha, convidamos cooperadas e colaboradoras que representam a confiança, a coragem, a determinação, a liderança e o esforço no combate ao assédio. Porque acreditamos que a conquista de uma, é a conquista de todas!
Clique e assista ao nosso vídeo em homenagem a todas as mulheres!
Magda Maria Profeta da Luz
Graduada em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG em 1992. Residência Médica em Cirurgia Geral pelo Hospital das Clínicas da UFMG e Coloproctologia pela Santa Casa de Belo Horizonte, Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Aplicadas à Cirurgia e à Oftalmologia da Faculdade de Medicina da UFMG. Pós doutora pela Columbia University em Nova York-USA.
Cirurgiã e Coloproctologista, atualmente Magda Maria da Luz é também Professora Adjunta do Departamento de Cirurgia da Faculdade de Medicina – UFMG. Isso é apenas uma parte do currículo desta cooperada que é a determinação em pessoa.
"Nunca escutei dos meus pais que isso não era para mim. Quando falei que queria estudar Medicina, o meu pai me disse que bastava estudar. E foi o que fiz e faço até hoje".
Aluna de escola pública, filha de mãe costureira e pai servidor público, Magda conta que é comum as pessoas lhe perguntarem como uma mulher, preta, sem recursos financeiros, conseguiu formar-se em Medicina. “Às vezes não ter opção é bom. Nunca me faltou determinação para conseguir tudo o que eu queria. Na minha casa não tinha dinheiro, mas sempre tive o apoio incondicional da minha família”.
Cristiana Barreto
A colaboradora da Gerência de Serviços Compartilhados (GSC), que atua na Administração Pessoal do Hospital Unimed – Betim, Cristiana Barreto, fez da confiança em si e em Deus sua força para encarar os desafios da vida.
Após um tratamento de câncer de mama e com um filho de 6 meses, Cristiana recebeu o laudo médico de PCD. “Sempre aceitei todos os desafios que a vida me impôs e sempre acreditei que poderia sair mais forte que entrei. Hoje estou com minha doença controlada e atuo com o que mais gosto que é pessoas”.
Cristiana ingressou na Unimed-BH em 2015, com um desejo imenso de trabalhar na unidade de Betim e de fazer a diferença na vida das pessoas. Cursou Gestão de Recursos Humanos e durante todo esse tempo atuou em toda evolução dos processos da área.
Eliane Mayumi Nonaka
É preciso muita coragem para enfrentar o dia a dia da cooperada Eliane Mayumi Nonaka. Cirurgiã Pediátrica, ela tem que lidar com a ansiedade e preocupação de pais de crianças extremamente graves, que necessitam de cirurgias de urgência, bebês com grande risco de vida, crianças em tratamento oncológico. No plantão do Hospital Infantil São Camilo Unimed e nas demais unidades assistenciais em que ela atua, essa é a sua realidade diária.
Mas lidar com crianças é uma realização pessoal desta profissional que não tem ideia de quantas cirurgias já realizou desde que se formou em 1992 pela Faculdade de Medicina de Itajubá/MG. “Tenho 26 anos de cooperação na Unimed-BH e opero no Hospital São Camilo desde a época da minha residência em Cirurgia Pediátrica, quando acabei entrando para a equipe. Já tive casos que na consulta do filho, o pai veio me contar que já foi meu paciente”.
Kamila Mara
“Liderança é para pessoas, não é para processos” é isso que a coordenadora da Gerência de Vendas (GVEN), Kamila Mara de Jesus, acredita que é o diferencial para sua atuação.
Com o desafio de ser uma líder mulher e muito jovem, Kamila ingressou na Unimed-BH, em 2012, com apenas 23 anos para atuar na loja de vendas, da cidade de Pedro Leopoldo, já como supervisora.
Durante sua trajetória na Cooperativa, percebeu que em suas equipes sempre iria encontrar pessoas com maior idade que ela e com mais tempo de casa. Por isso, foi se desenvolvendo como uma liderança que está sempre atenta e disposta ao diálogo e a oportunizar o desenvolvimento na carreira de seus colaboradores. “Sempre digo, o líder é de pessoas e a liderança se faz com conhecimento, entendendo o processo e somando com toda a equipe”.
Mariana Duarte
A advogada iniciou sua trajetória na Unimed-BH em 2010, e atualmente atua como gerente da Gerência de Governança Riscos e Compliance (GGRC) e no desenvolvimento de políticas de combate ao assédio na Cooperativa.
Na Unimed-BH, o assédio é incompatível com os princípios organizacionais. Não são admitidas práticas de assédio moral ou sexual, discriminação, preconceitos, coerção, abusos, ameaças e ou agressões.
Para Mariana, o que deve sempre prevalecer é o cuidado respeitoso no relacionamento entre todas as pessoas. “Aqui na Unimed-BH não admitimos o assédio nas relações e estamos empenhados em criar medidas para prevenir e combater esse tipo de postura”.