Conheça as ações do Comitê de Sustentabilidade e Reputação da Unimed-BH
A Unimed-BH vem evoluindo na pauta ESG – termo em inglês que representa os pilares Ambiental, Social e Governança. Desde o final de 2022, a Cooperativa criou o Comitê de Sustentabilidade e Reputação que vem realizando um diagnóstico das iniciativas ESG da Cooperativa. O objetivo é identificar o que já fazemos hoje, o que pode ser aprimorado e o que ainda pode ser feito para contribuirmos ainda mais para a atuação consciente, com redução dos impactos do nosso negócio e de olho nas gerações futuras. Para esse levantamento, a Unimed-BH conta com a parceria da empresa DNV, consultoria contratada a partir de processo de licitação e com experiência em ESG no segmento de saúde.
As áreas que integram o Comitê são: Superintendência Executiva de Relacionamento com Cooperados e Sustentabilidade (SEC), Superintendência de Pessoas (SPE), Superintendência de Serviços Compartilhados (SSC) e as Gerências de Governança, Riscos e Compliance (GGRC), Comunicação Corporativa (GECC), Marketing (GMKT), Instituto Unimed-BH e Gerência de Planejamento, Processos e Projetos (GEPP). O grupo está acompanhando cada etapa do diagnóstico e será responsável por gerenciar o plano de ação que será aprovado e priorizado pela Diretoria para execução.
Nessa foto estão alguns dos representantes do Comitê de Sustentabilidade da Unimed-BH
ACOMPANHE O QUE JÁ FOI FEITO NO DIAGNÓSTICO
ETAPA 1 – ANÁLISE INTERNA E EXTERNA
Em novembro e dezembro de 2022, as etapas de análise interna e externa previstas no diagnóstico foram executadas pela consultoria DNV.
:: Na análise interna, mais de 100 documentos da Cooperativa foram avaliados contemplando, por exemplo, o Relatório de Gestão anual, os objetivos e metas do Planejamento Estratégico, indicadores, PGRSS, matriz de riscos, além de outros registros sobre o nosso negócio.
:: A consultoria DNV realizou visitas a 12 unidades assistenciais próprias, com participação de quase 70 profissionais, para que pudesse conhecer de perto as práticas realizadas nos ambientes administrativos e assistenciais da Cooperativa.
:: Essa etapa também incluiu 30 entrevistas com lideranças, incluindo Conselho de Administração, Diretoria, superintendentes executivos e de área, além de vários níveis de gestão para captar mais informações sobre o nosso cenário.
:: Já a análise externa incluiu benchmarking com empresas que têm atuação relevante nas práticas ESG, contemplando experiências nacionais e internacionais que sejam exemplo para a Unimed-BH seguir e se aprimorar.
ETAPA 2 – RESULTADOS DA ANÁLISE E MATRIZ DAS NOSSAS INICIATIVAS ESG e PRIORIZAÇÃO DAS AÇÕES
Em janeiro, a consultoria DNV consolidou todas as informações e apresentou os resultados da análise para o nosso Comitê de Sustentabilidade e Reputação. O relatório inclui uma matriz com o descritivo do status atual das nossas iniciativas ESG, trazendo um relato do que já é feito e pode ser aprimorado, do que ainda precisamos investir como prática, além de proposta de plano de ação e de priorização em curto, médio ou longo prazo. Agora, o Comitê está trabalhando com a priorização das ações, definindo o que será executado em curto, médio e longo prazo.
A superintendente de Relacionamento com Cooperado e Sustentabilidade, Rosana Chaves, fala sobre a relevância desse diagnóstico para a Cooperativa. “A Unimed-BH já se diferencia em várias práticas sustentáveis e temos potencial de avançarmos e fazermos ainda melhor em diversas frentes. É isso que o diagnóstico traz de confirmação para nós e, a partir de agora, vamos avançar para definir as prioridades do grande e importante trabalho que temos adiante. Um trabalho contínuo e transversal, que vai demandar o envolvimento de toda a Cooperativa e que certamente vai nos levar a avanços necessários diante da necessidade de todas as empresas e sociedade civil se movimentarem para a pauta da sustentabilidade. Cuidar dessa agenda reduz riscos e ainda contribui para um mundo mais habitável. Também estaremos cada vez mais preparados para as obrigatoriedades que o mercado vem impondo”, afirma Rosana.
O tema é tão prioritário para a Unimed-BH que se tornou uma atribuição estatutária da Diretoria de Relacionamento com o Cooperado e um compromisso dessa gestão. A Cooperativa, inclusive, está trabalhando com a revisão do planejamento estratégico 2023 para terresultados-chave direcionados para a sustentabilidade.