Sua saúde em pauta
A Prefeitura de Belo Horizonte disponibilizou, nesta semana, a vacinação temporária contra a Varicela (Catapora) para os profissionais da área da saúde que ainda não se imunizaram contra a doença.
Segundo a PBH, no ano passado, foram registrados 86 casos da doença na capital e 1.363 em Minas Gerais. A ampliação da vacinação segue recomendação da Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais e poderá se estender até o término do estoque.
:: Quem deve se vacinar:
Profissionais de saúde não vacinados e que trabalham na área assistencial, especialmente em contato com pessoas imunodeprimidas e os da área de pediatria.
:: Onde se vacinar:
Os interessados deverão procurar um dos 152 Centros de Saúde de Belo Horizonte, portando o cartão de vacinas e um documento de identificação. Confira a lista completa clicando aqui.
:: Contraindicações:
A vacina é contraindicada para pessoas que tiveram reações de hipersensibilidade a doses anteriores, gestantes e pacientes com comprometimento imunológico ou que tenham recebido transfusão de sangue, plasma ou imunoglobulina nos últimos três meses.
Saiba mais sobre a Varicela (Catapora)
A catapora, também conhecida como varicela, é uma infecção viral altamente contagiosa. A transmissão acontece de pessoa a pessoa, pelo contato direto ou secreções respiratórias e, raramente, através de contato com lesões de pele. Em crianças, a doença geralmente é mais leve e sem complicações. Adolescentes e adultos podem ter um quadro clínico mais grave.