Usina fotovoltaica da Unimed-BH em novo endereço
Em 2021, a Unimed-BH implantou na Unidade Contagem a sua primeira usina fotovoltaica, que produz energia a partir da luz solar. Contudo, com o início das obras do novo hospital no local, a estrutura de painéis será desmobilizada neste mês para o prosseguimento da obra.
A estrutura conta com 492 painéis instalados na área de cobertura do estacionamento do ambulatório e tem potencial para geração de energia suficiente para abastecer o CPS – Conceição do Mato Dentro, Ed. CJF (localizado ao lado do HU – Contorno) e as lojas próprias de Santa Bárbara, Betim, Lagoa Santa, Pedro Leopoldo e Santa Luzia. Para que esse projeto continue contribuindo para a sustentabilidade do meio ambiente e da Cooperativa, tendo em vista que a energia solar é renovável e não emite poluentes, um estudo foi realizado para avaliar um novo local para instalação dos painéis.
A transferência da usina fotovoltaica para outra unidade assistencial ou administrativa da Unimed-BH apresentava impedimentos técnicos referentes ao espaço necessário para a instalação, bem como à necessidade de adaptação e adequação das instalações elétricas. Por isso, a solução encontrada foi estabelecer uma parceria com o Sistema Ocemg (Organização das Cooperativas do Estado de Minas Gerais) por meio do MinasCoop Energia.
O programa consiste no incentivo às cooperativas para a construção de usinas fotovoltaicas para suprir a demanda de energia de suas unidades, gerando desenvolvimento social e econômico por meio de fontes renováveis e de baixo impacto ambiental. Atualmente, o MinasCoop Energia possui três usinas fotovoltaicas instaladas no norte do Estado.
Para o diretor-presidente da Unimed-BH, a parceria com o Sistema OCEMG está alinhado ao nosso compromisso de promover ações que reduzam os impactos ao meio ambiente. “Como signatária do Pacto Global da ONU, a Unimed-BH busca cooperar em diferentes frentes para o atingimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Essa nova parceria com a Ocemg é mais uma ação que contribuirá de maneira importante para o desenvolvimento socioeconômico regional e a sustentabilidade”, afirma.
Como vai funcionar a operação
– Empresa contratada fará a desmontagem da usina em Contagem, além do transporte e instalação em Mirabela (cerca de 60km de distância de Montes Claros).
– A energia captada na usina fotovoltaica será distribuída pela CEMIG na região.
– Com a geração de kW no Norte de MG, a Unimed-BH passa a ter um crédito no Mercado Livre de Energia, meio pelo qual a Cooperativa compra o insumo para nossas unidades.