Conselhos discutem propostas que serão apresentadas na AGE
Nesta quarta-feira, 23/11, as propostas que serão levadas para a Assembleia Geral Extraordinária foram apresentadas aos delegados do Conselho Social, membros do Nicoop (Núcleo de Integração com o Cooperado) e integrantes do Conselho Consultivo do Instituto Unimed-BH, já com as contribuições coletadas a partir da reunião com os Três Conselhos (Conselhos de Administração, Técnico-societário e Fiscal), realizada na segunda, 21. A AGE será realizada de modo semipresencial no dia 1º de dezembro e você pode se inscrever clicando aqui.
Em sua fala de abertura, o diretor-presidente da Unimed-BH, Frederico Peret, destacou as importantes contribuições dos conselhos ao longo do primeiro ano de trabalho da gestão 2022-2026.
“Muito obrigado aos nossos conselheiros. Evoluir nossa gestão participativa é o propósito. Estou certo de que exercemos o espírito de cooperados – sócios nesta cooperativa, que é o que verdadeiramente somos – e trabalhamos para despertar este sentimento em todos os nossos colegas. Ao longo deste ano, juntos, fizemos escolhas essenciais para a sustentabilidade de nossa cooperativa, com aprovação da maioria de nossos cooperados”.
Dentre as evoluções que considera fundamentais para a perenidade da Unimed-BH construídas com a participação dos Conselhos, Frederico Peret destacou a revisão do critério de permanência na cooperativa e o plano de atuação dos médicos cooperados, que trará novidades já no próximo edital.
Nosso diretor-presidente também destacou a revisão das nossas políticas de benefícios, como a redução da idade para aposentadoria de 65 para 60 anos, aprovada na AGE de junho, que já beneficiou 13 cooperados, entre julho e setembro, que anteciparam suas aposentadorias. Mencionou, ainda, outras evoluções construídas a partir da escuta dos cooperados e que buscam a valorização do trabalho médico. Dentre elas, a Ouvidoria do Cooperado, que foi implementada em outubro, e a evolução do modelo de remuneração, que incorporou o IQA aos honorários, simplificou as metas e criou um bônus de 5% sobre NPS e sinistralidade. Por fim, ressaltou que a eficiência ganha com a reestruturação do modelo de governança, incluindo o incremento da governança clínica nas Unidades.
Em foco
Na oportunidade, foram apresentadas a previsão dos resultados do exercício de 2022, considerando-se dez meses realizados (janeiro a outubro) e dois projetados (novembro e dezembro), a proposta de destinação de parte desses resultados e a de revalidação do Plano de Saúde.
O representante do grupo de relatores do Conselho Social, Luiz Antônio Sette e Câmara, foi o responsável por apresentar aos participantes as propostas que foram debatidas durante a reunião e serão levadas à apreciação dos cooperados na Assembleia Geral Extraordinária. Entre as propostas, foram discutidos novos critérios de produção mínima para permanência na cooperativa, e novos critérios de produção complementar, que prevê critérios de elegibilidade e distribuição por faixas de produção.
Conheça os relatores do Conselho Social
CRM 38211 – Adelino de Melo Freire Júnior – Infectologia
CRM 40470 – Artur Oliveira Mendes – Medicina de Família e Comunidade
CRM 14464 – Eduardo Almeida Cunha Figueiras – Homeopata
CRM 23268 – Fernando de Assis Figueiredo Júnior – Angiologia e Cirurgia Vascular
CRM 17445 – Humberto Scucato Madeira – Ginecologia e Obstetricia
CRM 21658 – Luis Antônio Sette e Câmara – Endocrinologia e Metabologia
CRM 27654 – Marcio Lúcio de Miranda Filho – Ginecologia e Obstetrícia
CRM 12786 – Roberto Veloso Gontijo – Clínica Médica