Mãos que cuidam e contam histórias
Mais de 40 anos de Medicina e uma ampla carreira acadêmica dedicada à transmissão de conhecimento e experiências aos alunos da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG.
Até 2016, a trajetória profissional de Rocksane de Carvalho Norton, cooperada da Pediatria, poderia ser resumida assim. Agora, um novo talento foi revelado e merece todo o reconhecimento. A médica foi a grande vencedora da categoria ‘Esculturas’ do Concurso de Artes Plásticas Unimed-BH, realizado este ano pela Cooperativa, em parceria com o Instituto Unimed-BH, como parte da programação especial de comemoração ao Dia do Médico.
“Sempre admirei a arte. A minha incursão nessa aventura se deu a partir do momento em que me aposentei como professora universitária e me vi inquieta, em busca de um novo desafio”, destaca Rocksane.
Após realizar oficinas de cerâmica, Rocksane conta que se encantou pela técnica e buscou a ajuda do professor Fernando Poletti, que desde então a orienta em seu desenvolvimento artístico.
“Comecei produzindo peças utilitárias e pequenos itens de decoração que usava para presentear pessoas queridas. Aos poucos, me apaixonei pelas esculturas e comecei a retratar a diversidade da nossa cultura por meio das minhas obras”, comentou.
A inscrição no Concurso promovido pela Unimed-BH foi feita sem pretensão, durante uma viagem de férias: “Quando soube da oportunidade, me senti insegura, pois nunca tinha compartilhado meus trabalhos assim, publicamente. Foi ao consultar o meu professor que tomei a decisão de participar da iniciativa e tive a grata surpresa de ser premiada com uma das minhas obras preferidas: o Menino Yanomami”, completou.
Sensibilidade para entender as diferenças e retratá-las como homenagem
A empatia característica dos profissionais que se dedicam à Medicina também se reflete no modo como Rocksane vê a vida e entende a cultura brasileira.
“A UFMG foi uma das primeiras universidades a abrir o sistema de cotas para favorecer a formação de indígenas. E eu vivi essa experiência como professora universitária. Os alunos que vinham cursar graduações diversas em nossa universidade eram indicados diretamente pelos caciques de suas tribos e essa realidade me despertava curiosidade de conhecer cada vez melhor a riqueza da diversidade do Brasil”, concluiu.
ESSA É UMA EDIÇÃO ESPECIAL DO "VOCÊ EM DESTAQUE" COM MATÉRIAS QUE CONTARÃO AS HISTÓRIAS DOS COOPERADOS SELECIONADOS PARA O CONCURSO DE ARTES PLÁSTICAS UNIMED-BH. FIQUE LIGAGO EM NOSSOS PRÓXIMOS BOLETINS PARA CONHECER O TALENTO ARTÍSTICO DE OUTROS COLEGAS COOPERADOS QUE TIVERAM SUAS OBRAS EXPOSTAS NA MOSTRA "SEU CUIDADO É UMA ARTE".