Governança Clínica para gerar valor em saúde
Lideranças da Unimed-BH estarão envolvidas até fevereiro de 2023 em uma “Capacitação em Governança Clínica”, realizada em parceria com a área de consultoria do Hospital Sírio-Libanês, de São Paulo.
O objetivo é capacitar superintendentes, diretores hospitalares, gerentes assistenciais e a coordenação da enfermagem para estarem aptos a integrar a governança clínica à gestão da saúde em nossas unidades, contribuindo para a entrega efetiva de valor ao cliente e para a qualidade assistencial.
A governança clínica é um braço da governança corporativa que tem um olhar voltado para a assistência, destinada a gerar valor em saúde, reduzir as incertezas e tornar o processo decisório mais ágil. Ela é de extrema importância para o controle das despesas médicas, uma vez que relaciona os desfechos clínicos e os custos necessários para atingi-los.
A capacitação terá duração de 12 semanas. Será distribuída em três módulos e prevê a realização de sete projetos aplicativos representando cada um dos pilares de governança clínica: efetividade e eficiência clínica; gerenciamento de risco; comunicação assistencial; auditoria clínica; responsabilidade e transparência; gestão de pessoas; e pesquisa operacional. A aula inaugural foi realizada no dia 29 de setembro, em formato híbrido.
O diretor de gestão assistencial, Eudes Magalhães, avalia que a saúde suplementar tem enfrentado diversos desafios nos últimos anos. Muitas operadoras encontram-se com taxas de sinistralidades que comprometem a operação, o sistema encontra-se sobrecarregado em função da demanda reprimida da pandemia, além dos custos que aumentaram durante o período e não retrocederam. Segundo ele, a governança clínica aborda temas cruciais para a sustentabilidade do nosso negócio, que precisam ser acompanhados de perto.
“A sinistralidade, que já era um fator sensível para a manutenção de resultados, ganha ainda mais relevância com a flexibilização do rol taxativo da ANS, o que afeta grandemente os custos assistenciais. Por isso a atuação dos cooperados e equipes assistenciais é tão importante. Esperamos que essa capacitação crie maior sinergia entre a nossa rede e nos mostre caminhos para uma entrega efetiva de valor para o cliente”, avalia.