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Fórum de Ideias celebra 100 Dias de Gestão e principais entregas

Nessa quinta, dia 1º de setembro, aconteceu o Fórum de Ideias – Especial 100 Dias de Gestão, completos em agosto. Mais de 2,4 mil cooperados participaram do encontro com os diretores para conhecerem os avanços da gestão neste período, o cenário da saúde suplementar e compartilharem ideias para seguirmos mantendo os resultados positivos da Unimed-BH.

Em formato virtual, este Fórum é o primeiro evento de uma nova programação de relacionamento com os cooperados que visa integrar e promover uma gestão participativa.

Na pauta, destaque para dois novos programas de relacionamento com os cooperados: o Viver Bem Cooperados, cuja participação no Fórum já contou ponto para premiação, e o programa Unimed-BH de Portas Abertas.

As iniciativas promovidas ao longo dessa trajetória dos cem dias também foram abordadas: redução da idade mínima do Pró-Família, de 65 para 60 anos; a Ouvidoria do cooperado, em fase de contratação de um médico ouvidor; a rotina de visitas às unidades próprias; a nova estrutura organizacional; as novas ações do Instituto Unimed-BH; nosso compromisso com a sustentabildade e a consolidação do Comitê de Sustentabilidade e Reputação; a ampliação dos canais de relacionamento com o cooperado, com o uso de aplicativos de mensagens e chatbots; e a escuta ativa sobre os primeiros anos da Cooperativa de forma a contribuir para o desenvolvimento da carreira.

Frederico Peret chamou atenção para o papel do médico como motor da transformação social, que na cooperativa se dá, também, via Instituto Unimed-BH. Segundo ele, o Instituto faz uma entrega muito importante para a sociedade ao mesmo tempo em que contribui de forma positiva para a reputação da empresa. É algo importante para a sociedade, está em nosso DNA e é um valor para a nossa Cooperativa”, afirmou.

Ele também destacou a necessidade de consolidação do ESG (Environmental, social and Governance) para todo o ecossistema. “Precisamos avançar e trazer esse valor e o orgulho de pertencer a uma cooperativa que tem as melhores práticas de mercado. A sustentabilidade traz benefícios do ponto de vista de imagem, comercial e tem impacto direto nos resultados”.

Por fim, o novo formato de remuneração médica foi apresentado aos cooperados. A nova proposta entrou em vigor em 1º de setembro e será implementada em etapas. Ela simplifica o volume e a complexidade de indicadores, tornando mais claros os objetivos da Cooperativa. Leia mais sobre a nova remuneração.

Cenário da Saúde Suplementar

Frederico Peret descreveu o cenário da saúde suplementar no Brasil, que sofre os impactos do aumento da utilização dos planos de saúde com impacto na sinistralidade, do aumento dos custos de insumos médicos e, mais recentemente, da elevação do piso salarial da enfermagem e da ampliação do rol da ANS. Segundo o diretor-presidente, trata-se de um cenário desafiador, que impacta na capacidade de gerar receitas.

Em 2021, as operadoras nacionais chegaram a registrar índice de sinistralidade de 95%, reduzindo a margem de ganho e necessitando de medidas de recuperação. O indicador foi alto também no Sistema Unimed, em que algumas singulares registraram 97% de sinistralidade, com reflexos nos resultados. Em maio de 2022, 75 singulares, 28% das cooperativas do Sistema, registaram perdas ou prejuízo e oito se encontravam em direção fiscal.

A Unimed-BH registrou 76% de sinistralidade no primeiro semestre de 2022, índice considerado equilibrado, mas é preciso estar atento e entender que a responsabilidade pelos resultados da Cooperativa é compartilhada por todos, conforme destacaram os diretores. A nossa solidez também foi confirmada pelo aumento da nossa carteira que registrou em julho um novo recorde alcançando 1.487.678 clientes. 

Perguntas dos cooperados

 A proposta sobre o novo formato de remuneração, o piso salarial da enfermagem, o cálculo da sinistralidade e o NPS foram alguns dos temas de maior interesse dos cooperados.

Frederico Peret explicou que o cálculo da sinistralidade é uma equação entre a receita (proveniente da carteira de clientes) e a utilização dos serviços médicos. Neste sentido, ressaltou a importância do bom atendimento ao cliente. “Uma carteira em crescimento ou estabilizada é fundamental para que a sinistralidade seja mantida sob controle. Por isso é importante que o cliente tenha acesso às consultas e seja bem-atendido, e o NPS é um bom indicador para nos mantermos seguros”, disse.

O diretor de Mercado, Garibalde Mortoza, reafirmou a importância da atenção à sinistralidade, e disse que todos podem contribuir, evitando procedimentos e exames desnecessários, sem prejudicar o atendimento ao cliente.

Não pôde participar, mas quer saber como foi? Assista ao vídeo com os melhores momentos:

 

AVISO

Esse espaço contempla as edições de 2015 a 2023. Para acessar as edições a partir de 2024, clique aqui.

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