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Mudança do modelo de remuneração entrou em vigor em 1º de setembro

Alinhado aos compromissos da nova gestão, o modelo de remuneração médica da Unimed-BH está passando por evolução. A mudança foi reestruturada com base na escuta constante dos cooperados. O novo formato parte das premissas de simplificação e ajustes nos honorários médicos, considerando a sustentabilidade da Cooperativa.
 

O novo formato de remuneração médica:

– Incorpora do mdelo anterior os percentuais de sinistralidade (Despesa Médica – DM), equivalente a 15%, e o Índice de Qualidade no Atendimento (IQA) de até 15%,  totalizando até 30% de reajuste na tabela-base.
–  Reajusta em até 5% itens específicos da tabela de procedimentos
(Clique aqui para acessar o Site do Cooperado e conferir a tabela atualizada).
–  Bonifica em até 5% os honorários médicos das consultas, procedimentos e exames remunerados para médicos cooperados com base em indicadores gerais.
 

Quais são estes indicadores gerais?

:: Sinistralidade (DM): o indicador deve ficar menor ou igual a 80%
:: Net Promoter Score (NPS) geral da Cooperativa: maior ou igual a 78
 

A implementação ocorrerá em etapas:

A nova forma de remuneração dos médicos integra uma série de avanços que marcou os primeiros cem dias da nova gestão. Ela entrou em vigor em 1° de setembro e será implementada em etapas.

:: Em 01/09/2022: até 30% são incorporados na tabela-base (15% sinistralidade – DM / até 15% IQA), somados ao reajuste nos itens da tabela de até 5%.

:: Em 01/10/2022: bônus de até 5% em todos os honorários médicos com base nos indicadores gerais da Cooperativa, que são: sinistralidade (DM menor ou igual a 80%) e NPS (maior ou igual a 78).

:: Em 2023 haverá ajustes nos indicadores: as regras para a sinistralidade (DM) se mantêm, mas o NPS passa a ser individual para os atendimentos realizados nos consultórios e núcleos de atendimento, e coletivo (o da instituição) para os atendimentos realizados em hospitais e clínicas, e passaremos  a contar também com o indicador de disponibilidade de acesso do cliente ao atendimento.

A mudança do modelo foi amplamente discutida em reunião com os Conselhos de Administração, Técnico-Societário, Fiscal, Nicoop e Conselho do Instituto Unimed-BH, e também com o Conselho Social, no último dia 25 de agosto. A divulgação foi realizada para todos os cooperados durante o Fórum de Ideias – Edição Especial 100 Dias de Gestão, realizado na quinta-feira (01/09), juntamente com demais entregas do período. (Leia mais sobre o Fórum).  

“É uma evolução responsável que favorece a compreensão e o alcance das metas, aumentando a transparência. Este modelo reconhece o esforço coletivo em busca da sustentabilidade da Cooperativa, pois todos nós, cooperados, somos responsáveis pelos resultados da Unimed-BH”, lembrou Frederico Peret.

 


 

Confira algumas questões levantadas pelos cooperados sobre a nova remuneração durante o Fórum:
 

1 – Como será tratada a remuneração dos plantões?

O incremento aplicado atualmente (DM e IQA) será incorporado no valor-base dos plantões a partir de 01/09. Em 01/10, sobre os plantões, também será aplicado o bônus de até 5%, condicionado aos indicadores NPS geral e sinistralidade. Para 2023, a remuneração do bônus para os plantões seguirá os indicadores mencionados no quadro acima. A remuneração da Medicina Interna do HU-Contorno possui critérios específicos e será tratada em comunicação direcionada a estes profissionais.

2 – Como é calculado o índice de sinistralidade?

Como explicou o diretor-presidente da Unimed-BH, a sinistralidade é uma equação da utilização do plano de saúde em relação à receita. Como nossa meta é de 80%, significa que podemos gastar, no máximo, R$ 80 com assistência para cada R$ 100 de receita. A atuação de todos os médicos cooperados é importante para manter a sinistralidade sob controle. 

3 – E como funciona o NPS?

Já o NPS (Net Promoter Score) é uma medida universal utilizada pelas empresas para mensurar a satisfação dos clientes com os serviços prestados. Em nosso caso, avaliamos a satisfação com todos os serviços e a medida é uma ponderação de todos os resultados. É fundamental mantermos a qualidade da assistência para retenção dos clientes e a manutenção dos nossos resultados.

 

AVISO

Esse espaço contempla as edições de 2015 a 2023. Para acessar as edições a partir de 2024, clique aqui.

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