Cinquentenária, Unimed-BH é homenageada pela Ocemg
Nossa Cooperativa foi homenageada no dia 29 de junho pelo Sistema Ocemg, em evento que comemorou o Dia Internacional do Cooperativismo e reconheceu as cooperativas que atingem a marca de 50 anos, bem como pessoas importantes para o movimento em Minas Gerais. Cerca de 450 cooperativistas e autoridades estaduais comparecem à Orquestra Filarmônica, palco da solenidade.
A Unimed-BH completou 50 anos em 2021, mas recebeu a homenagem somente agora porque o evento foi suspenso nos dois últimos anos por conta da pandemia.
O presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato, comentou sobre esse hiato nas comemorações e reafirmou a importância das cooperativas para a sociedade. “Precisamos da transformação mental e essa se dá com atitudes. E é neste momento difícil que o país atravessa que as cooperativas precisam, cada dia mais, emergir e levar soluções para as pessoas. Tem muita gente precisando do cooperativismo”, enfatizou.
Por vídeo, o governador do Estado Romeu Zema parabenizou as cooperativas pela atuação em prol da economia e do social da população mineira.
Homenagens
O vice-presidente da Ocemg e ex-diretor-presidente da Unimed-BH, Samuel Flam, representou as cooperativas cinquentenárias e recebeu a homenagem destinada à nossa Cooperativa. Em seu discurso, ele retomou a criação da primeira cooperativa do mundo, há quase 200 anos, para ressaltar uma das grandes características do movimento, que é a resiliência, a capacidade das cooperativas atravessarem momentos de crise sempre contribuindo para a economia e a sociedade.
“O cooperativismo surgiu como uma alternativa para aliviar os efeitos de uma crise e contribuir para a redução da desigualdade. Tem, portanto, a resiliência em sua raiz, sendo um fator importante para o desenvolvimento socioeconômico”, afirmou.
Nesta edição, foi reconhecida a longevidade de seis organizações: Unimed-BH, Unimed Uberlândia, Unimed Uberaba, Unimed Norte de Minas, Sicoob Cecremec e Sicoob Coopercorreios.
A Medalha do Mérito Cooperativista Paulo Souza Lima, mais alta comenda do cooperativismo mineiro, que leva o nome do primeiro presidente da Ocemg, foi entregue ao advogado especialista em Direito Tributário e Cooperativista, João Caetano Muzzi Filho.