Incêndio na Santa Casa-BH: saiba como nos mobilizamos
Nesta semana, acompanhamos em todos os jornais as notícias do incêndio na Santa Casa-BH, na noite do dia 27/6. Aqui na Unimed-BH nos solidarizamos. Rapidamente nossas equipes se mobilizaram para oferecer o apoio imediato ao que fosse necessário.
Primeiro, entenda o que acontece em uma situação como essa
Um incêndio em um hospital é considerado uma situação de catástrofe por envolver risco de inúmeras vítimas. Neste caso, seja em um hospital público ou privado, o poder público aciona ajuda externa imediatamente. As ambulâncias do SAMU foram as primeiras a serem chamadas a se prontificar para cuidar da remoção de pacientes e possíveis vítimas. Mas é preciso de mais ajuda, com mais ambulâncias disponíveis. Simultaneamente, é necessário que leitos estejam livres em outros hospitais para transferência de paciente.
Foto: Divulgação
É aí que a Unimed-BH entra
Na noite do dia 27/6, assim que o alerta do incêndio foi dado, rapidamente nossas equipes mobilizaram uma rede de contatos interna e com nossa rede prestadora.
A gerente do Serviço de Atendimento Móvel (GMOV), Soraya Diniz, explica que em situações como essa há um protocolo definido que a GMOV segue com agilidade. “O nosso compromisso diante do incêndio na Santa Casa era liberar o máximo de ambulâncias e leitos possíveis em nossa rede assistencial. Imediatamente, nossa equipe foi envolvida na busca de recursos. Os médicos de plantão foram orientados a priorizar, temporariamente, apenas os casos de emergência. Da mesma forma, as ambulâncias destinadas à remoção de pacientes também estariam temporariamente dedicadas a priorizar as remoções de emergência. Dessa forma, poderíamos assegurar ambulâncias e leitos para o apoio à Santa Casa. Além disso, os médicos, enfermeiros e motoristas da GMOV que estavam em casa também foram acionadas para a necessidade de reforço da equipe”, explica Soraya.
Ao mesmo tempo em que a equipe da GMOV cuidava da logística com as ambulâncias, o gerente de Rede da Unimed-BH, Jorge Sette, envolveu a sua equipe na negociação de leitos em nossa rede prestadora. “Tivemos o apoio imediato do Semper, do Luxemburgo, do HU-Contorno e do Biocor, que prontamente se comprometeram com a reserva dos leitos de CTI caso precisassem receber pacientes transferidos da Santa Casa-BH. Na madrugada do dia 28, precisamos remover 2 pacientes coronarianos, clientes Unimed-BH, e tivemos o apoio do Biocor para receber a transferência. Felizmente, este foi o apoio que precisou ser oferecido porque o incêndio não ganhou proporções maiores”, explica Jorge.
E aqui na Unimed-BH, o que fazemos para a prevenção e combate a incêndios e outros sinistros para estarmos preparados para atuar?
É compromisso da Unimed-BH o cuidado permanente com a segurança dos nossos clientes e de todos os profissionais, colaboradores, médicos cooperados e terceiros, em todas as nossas unidades. Para isso, a equipe de Saúde e Segurança do Trabalho (SESMT) está à frente de iniciativas de prevenção e combate a incêndio.
:: Em todas as unidades temos colaboradores que atuam na Brigada de Incêndio. Para assumir essa função, os colaboradores participam de treinamento inicial específico e reciclagens periódicas, além de participarem de reuniões regulares com conteúdos teóricos e práticos.
:: Também em todas as unidades são realizadas manutenções preventivas dos equipamentos de combate a incêndio, além de avaliações preventivas de tanques de oxigênio, elevadores, equipamentos de ar comprimido e geradores.
:: E para manter nossas equipes atualizadas sobre as condutas em caso de incêndio ou outros sinistros, no segundo semestre está previsto o Simulado de Incêndio nas nossas unidades hospitalares.
Tudo isso para seguirmos, juntos, cuidando de vidas.