skip to Main Content

Arquivos por Ano/Mês

Diretoria apresenta os resultados da Unimed-BH e fala do cenário da saúde suplementar

Para alinhamento geral do novo Conselho Social sobre a estrutura da Unimed-BH e o cenário da saúde suplementar, Samuel Flam abriu o evento apresentando as conquistas da cooperativa, que conta com mais de 5.600 médicos cooperados e gera cerca de 4 mil empregos diretos em sua área de atuação. A Unimed-BH conta com 380 prestadores de serviços credenciados para atendimento à uma carteira de clientes composta por 1.223.630 vidas.

Tais números comprovam a solidez e a liderança de mercado da Unimed-BH, considerada a melhor entre as maiores operadoras de saúde do país, segundo avaliação da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

Destacando manchetes de veículos de repercussão nacional como: revista Exame, portal da ANS, Valor Econômico, revista Época e portal de notícias G1, Samuel alertou os cooperados sobre os riscos da alta no índice de inflação, projeção de piora na economia com a queda do PIB, perda da atratividade para investimentos estrangeiros no país e aumento no índice de desemprego – cenário que impacta diretamente o desempenho das operadoras de saúde, somado à tendência de aumento contínuo dos custos assistenciais.

Enfrentando os desafios

Diante do panorama apresentado, o diretor Comercial de Relacionamento Institucional da Unimed-BH, Luiz Fernando Neves, discutiu com os novos membros do Conselho Social a importância da adoção de estratégias que permitam à Unimed-BH seguir avançando neste momento de incertezas.

Utilizando a metáfora da caixa d’água, Luiz Fernando explicou sobre o funcionamento da cooperativa, que tem recursos provenientes dos clientes e manejo compartilhado por todos os cooperados. Assim como em um condomínio, as decisões individuais sobre o consumo impactam todo o coletivo. Por isso, afirmou que a diretoria está atenta ao atual cenário, adotando medidas importantes para a gestão eficiente e responsável dos nossos recursos, convidando cada cooperado para participar desses projetos. Entre eles, foram destacados o Programa de Eficiência Assistencial, a ampliação da utilização do Consultório On-line e o lançamento do GUIA – Gestão Unimed-BH de Indicadores Assistenciais.

Programa de Eficiência Assistencial. Buscando avanços de qualidade e eficiência em seus processos, a cooperativa lançou, em 2015, o Programa de Eficiência Assistencial. O objetivo é oferecer mais conveniência e segurança aos cooperados e clientes, facilitar a troca de informações e garantir a utilização adequada do plano de saúde.

Consultório On-line. Uma das ações do Programa de Eficiência Assistencial é a ampliação da utilização do Consultório On-line. Por meio da ferramenta, além de realizar todas as solicitações de exames e demais procedimentos em um sistema integrado à rede prestadora, os médicos cooperados terão acesso a todas as informações dos clientes Unimed-BH em um ambiente moderno e intuitivo, gerando melhoria na assistência prestada e redução de custos com os serviços.

GUIA – Gestão Unimed-BH de Indicadores Assistenciais. O GUIA apresenta aos cooperados um amplo painel para acompanhar o desempenho econômico-financeiro e assistencial da nossa cooperativa, dando transparência à gestão e oferecendo oportunidade de participação em nossas escolhas. Os cooperados agora têm acesso a importantes indicadores da Cooperativa e de sua especialidade, conseguindo comparar a sua prática com a dos grupos a que pertence, analisando desvios de conduta que precisam ser corrigidos para o alcance de melhores resultados.

Com foco no mercado, a Unimed-BH lançou o Unimed Pleno e tem implementado políticas de relacionamento com clientes que favorecem a proximidade nas negociações para atendimento das necessidades específicas de cada público.

O produto foi criado com base em um modelo assistencial consagrado em diversos países, como a Inglaterra e o Canadá. É baseado nos princípios da atenção primária à saúde, tendo como diferencial a orientação do percurso assistencial dos pacientes feita por um médico de referência em clínicas exclusivas, otimizando o sistema de saúde.

Plano de investimentos imobiliários

Uma das diretrizes apresentadas pelo diretor Administrativo-financeiro da Unimed-BH, Múcio Diniz, foi a conclusão das obras em andamento, tendo em vista que a manutenção e ampliação dos serviços próprios é fundamental para a sustentabilidade da cooperativa, visto que garante cobertura e atendimento qualificado aos clientes e reduz custos para a operadora.

Múcio afirmou que o planejamento de serviços tem sido elaborado de acordo com as necessidades do cooperado e baseado em pesquisas de viabilidade econômico-financeiras. Neste sentido, o Centro de Promoção da Saúde Unidade Santa Efigênia iniciará suas atividades em 2016, absorvendo os serviços prestados atualmente nos Centros de Promoção da Saúde Unimed Unidades Barro Preto, Av. Brasil e Gonçalves Dias – obra que representa redução de 2,3 milhões por ano no orçamento da cooperativa com despesas de aluguel e condomínio.

O próximo empreendimento a ser entregue será o Hospital Unimed Unidade Betim, que atenderá uma população estimada de 660 mil pessoas da região, sendo 64 mil clientes Unimed-BH.

AVISO

Esse espaço contempla as edições de 2015 a 2023. Para acessar as edições a partir de 2024, clique aqui.

Back To Top