skip to Main Content

Arquivos por Ano/Mês

Conselho Social conhece as propostas que serão levadas para a Assembleia

Pela primeira vez sob o comando da nova diretoria, o Conselho Social da Unimed-BH se reuniu nesta quarta-feira, 1º de junho. Em pauta, as propostas que serão apresentadas aos cooperados na Assembleia Geral Extraordinária Semipresencial em 8 de junho.

Inicialmente foram debatidos dois temas que requerem alteração no Estatuto Social da Cooperativa, que são a alteração na nomenclatura e atribuições da diretoria e alteração nos requisitos do Pró-família. A venda de imóveis que não fazem parte dos nossos planos de expansão da rede assistencial própria foi debatida ao final. Todos os temas foram publicados no Edital de Convocação da AGE.

Inaugurando um novo formato para apresentação dos temas que são colocados em votação, todas as propostas foram introduzidas por um vídeo que abordava de forma didática cada uma das pautas. A reunião foi marcada, ainda, por intensa participação tanto dos presentes quanto dos conselheiros que acompanharam a transmissão de forma virtual.
 

Governança fortalecida para mudanças

O diretor-presidente, Frederico Peret, abriu a reunião indicando que as propostas apresentadas são os primeiros passos da nova gestão para implantar os compromissos assumidos para os próximos quatro anos. O foco, como ressaltou, inclui uma visão global da assistência, uma forte estratégia de mercado e atenção às demandas do cooperado.

Ele apresentou o primeiro tema debatido no dia, que foi a alteração da nomenclatura e descrição de cargos dos diretores. Pela proposta, a Diretoria Comercial e de Relacionamento Institucional se desdobra em duas: Diretoria de Mercado e Diretoria de Relacionamento com os Cooperados. Já a Diretoria de Provimento de Saúde e a Diretoria de Serviços Próprios se condensam e se transformam em Diretoria de Gestão Assistencial. Neste processo, a Diretoria Administrativo-Financeira é renomeada para Diretoria de Gestão Empresarial.

Segundo Frederico Peret, essa reorganização nos projeta de forma mais moderna e dinâmica, ao mesmo tempo em que contribui para uma integração ainda maior entre rede assistencial própria e rede terceira. “Essa estrutura nos permitirá uma atuação mais estratégica, assertiva e ágil para os desafios que temos à frente”, defendeu.

 

Flexibilização na idade para se aposentar

A proposta de reduzir a idade mínima da aposentadoria de 65 para 60 anos foi apresentada por Mercês Fróes, que explicou que a adesão é opcional e mantém resguardados os benefícios do Pró-família, de juros à Cota Capital, da Previdência Unimed-BH e do Plano de Saúde. A ideia é oferecer uma oportunidade a quem já contribuiu por muitos anos e tem interesse em se aposentar mais cedo, atendendo a uma demanda já manifestada pelos cooperados.

 

Planos de expansão e venda de imóveis

A última proposta debatida pelo Conselho foi apresentada por Geraldo Botrel e trata sobre a disponibilização de alguns imóveis da Cooperativa para venda. Os terrenos, galpões e imóveis estão localizados em pontos que não fazem parte de potenciais projetos de expansão da rede assistencial própria Unimed-BH. A venda também se justifica em razão de mudanças na lei de uso e ocupação do solo, que afeta alguns imóveis da Cooperativa em Belo Horizonte, podendo gerar desvalorização até 2024. Além disso, com a ação, também reduziremos despesas administrativas, como IPTU, manutenção, vigilância.

Como explicou Geraldo Botrel, a proposta é para a Assembleia dar direito à venda dos imóveis, o que ocorrerá imediatamente em processo de concorrência aberta e com o envolvimento de membros do Conselho Social.

Os novos diretores esclareceram que os imóveis que representam oportunidade de expansão da Unimed-BH serão mantidos. Por exemplo, os terrenos próximos ao HU-Contorno, à Maternidade do Grajaú, Hospital São Camilo, Unidade Pedro I e Hospital do Barreiro.
 


 

Ouvidoria dos Cooperados

Durante a reunião do Conselho Social, o diretor-presidente da Unimed-BH também apresentou aos participantes a proposta da criação da Ouvidoria do Cooperado, um canal de segunda instância, para resolução de assuntos mais complexos, o que reforça o compromisso de diálogo e resolução de problemas com os médicos cooperados. Frederico Peret também falou sobre a relevância das ações coordenadas pelo Instituto Unimed-BH para a boa percepção da marca da Cooperativa e fez um convite à renovação do incentivo ao Programa Sociocultural Unimed-BH por parte dos Cooperados.

 

AVISO

Esse espaço contempla as edições de 2015 a 2023. Para acessar as edições a partir de 2024, clique aqui.

Back To Top