Alerta: casos de lesões cutâneas a esclarecer. Veja como proceder!
Conforme alerta do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde de Belo Horizonte (CIEVS-BH) a Unimed-BH reitera a todos os cooperados sobre a ocorrência de casos de lesões cutâneas de causa ainda não definida. O quadro descrito é de lesões dermatológicas geralmente acompanhadas de prurido, principalmente nos membros superiores e tronco. Alguns casos apresentaram sintomas associados, como febre, dor de garganta, diarreia e outros. Não houve relato de casos com necessidade de internação.
Diante disso, a partir de hoje, 25/11, o CIEVS-BH solicita que todos os profissionais de saúde notifiquem os casos que atendam à definição abaixo, por meio do preenchimento da ficha e encaminhamento da mesma em até 24h por e-mail para a Gerência de Assistência, Epidemiologia e Regulação (GAERE) de referência e para o CIEVS-BH (cievs.bh@pbh.gov.br). O órgão solicita ainda, sempre que possível, que seja feito registro fotográfico das lesões e envio junto com a ficha de notificação, de forma a apoiar a investigação do quadro.
Definição de caso suspeito: indivíduo, independentemente da idade, com quadro de lesão cutânea e prurido, acompanhado ou não de: lesões na mucosa orofaríngea, dor de garganta, diarreia, febre ou outros sintomas, a partir de 01 de outubro de 2021, em especial se for caso procedente de Recife-PE e região.
:: Clique aqui e confira o alerta CIEVS-BH 002/2021: Lesões cutâneas a esclarecer.
:: Acesse aqui a ficha de notificação de caso de lesões cutâneas a esclarecer.