Catadores de recicláveis celebram conclusão de curso oferecido pela nossa Cooperativa
Emoção, agradecimento e sentimento de dever cumprido. Esse foi o resumo da cerimônia de entrega dos certificados de conclusão da capacitação oferecida pelo Projeto Cooperativa Sustentável aos profissionais que atuam na REDESOL (Cooperativa Central Rede Solidária dos Trabalhadores dos Materiais Recicláveis de Minas Gerais). A cerimônia foi realizada no dia 22 de agosto, na Unimed-BH.
A iniciativa integra a linha de ação Meio Ambiente do Programa de Responsabilidade Social Cooperativista da Unimed-BH, conduzido pelo Instituto Unimed-BH, e teve como objetivo proporcionar o aprimoramento dos processos de controle e gestão das cooperativas.
Na ocasião, 27 catadores foram certificados pela realização do treinamento para utilização do Sistema Catafácil – software desenvolvido para facilitar a rotina de trabalho dos profissionais que atuam com a coleta e venda de materiais recicláveis em Belo Horizonte.
Em nome da Diretoria da Unimed-BH, o diretor de Serviços Próprios, Paulo Pimenta, parabenizou a todos pelo empenho, reconhecendo o potencial empreendedor e gestor da REDESOL. “Desejamos que o Sistema Catafácil impulsione o negócio de vocês e permita à cooperativa REDESOL saltos ainda maiores. O trabalho de vocês, com foco no meio ambiente e na sustentabilidade, trará importantes frutos para o futuro”, afirmou.
Para Débora Cristina Pinto Pereira, uma das profissionais certificadas, a oportunidade transformou a realidade da REDESOL e de sua equipe. “O treinamento levou aprendizado a pessoas que nunca tinham utilizado um computador. Com o Catafácil, nós conseguimos controlar a produção de forma mais rápida e segura. Tenho certeza que, a partir de agora, conquistaremos resultados ainda melhores para todos”, destacou.
Confira o depoimento de outros convidados que participaram do evento:
“É uma alegria perceber que a Unimed-BH acredita em nosso trabalho. Com o apoio que recebemos por meio do Instituto, estamos avançando para alcançar o reconhecimento e a admiração que os nossos trabalhadores merecem”.
Ivaneide da Silva Souza, presidente da REDESOL
“Para não interromper a rotina de trabalho dos catadores e prejudicar o seu desempenho, durante o projeto nos misturamos aos profissionais e construímos, juntos, o aprendizado necessário para evoluirmos”.
Manuel Alejandro Castaneda Salinas, coordenador do projeto pela ONG Moradia
“Estou honrado por participar desse momento com parceiros tão importantes. Aqui, o Catafácil encontrou solo fértil. Com a participação ativa da equipe REDESOL, estamos conseguindo colher belos frutos que, certamente, contribuirão para o fortalecimento dessa cooperativa no mercado”.
Carlos Briguenthi, desenvolvedor do Projeto Catafácil