skip to Main Content

Arquivos por Ano/Mês

Trabalho médico e gestão em saúde

Na última quarta-feira, 13, o diretor-presidente da Unimed-BH, Samuel Flam, participou de dois eventos promovidos por instituições de ensino, compartilhando suas experiências. Na parte da tarde, Samuel falou aos alunos do curso de MBA em Gestão de Saúde da Fundação Getúlio Vargas sobre o tema “De médico a gestor de empresas”. À noite, esteve na abertura do semestre acadêmico da Liga Acadêmica de Gestão e Inovação em Saúde da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), onde abordou “O trabalho médico no atual cenário da saúde”.

A primeira palestra teve abertura do coordenador do curso de MBA em Gestão em Saúde da Fundação Getúlio Vargas (FGV), o médico, professor e cooperado da Unimed-BH, Wagner Pádua. “Quero agradecer a presença do Dr. Samuel Flam, por ter vindo até a academia compartilhar conhecimento e experiência.”

O diretor-presidente da Unimed-BH falou um pouco sobre a medicina como uma ciência em constante evolução e sobre os 50 anos de história da nossa cooperativa. “Temos uma longa trajetória de profissionalização da gestão. Hoje, somos a sétima maior operadora em número de clientes do país e as seis que nos antecedem atuam em todo o território nacional, enquanto nós temos atuação metropolitana”, explicou Samuel Flam. 

Sobre as ações de enfrentamento ao novo coronavírus, Samuel destacou a capacidade de antecipação que a Unimed-BH mostrou e do cuidado com todos os públicos. “Somente empresas que estavam organizadas conseguiram fazer frente à pandemia. Costumo dizer que nem nos meus piores pesadelos eu imaginei enfrentar uma situação como essa, que eu só conhecia dos livros de história e medicina. Mas, por outro lado, nem nos meus melhores sonhos eu imaginei que contaria com uma equipe tão ligada na responsabilidade de cada um. Acredito que um dos nossos principais diferenciais é o capital intelectual: médicos cooperados, gestores, colaboradores e parceiros”, reforçou. 

Ao responder sobre as habilidades de um gestor de saúde, Samuel Flam destacou uma premissa que considera fundamental e que tem adotado na condução da Unimed-BH nos últimos sete anos: “assistência de qualidade e ética”. Essa diretriz levou à conquista de um dos mais altos patamares de avaliação por parte dos clientes da Cooperativa, que em pesquisa realizada pelo Datafolha em 2020 alcançou 98% de confiança.

Encontro com estudantes de medicina

Ainda no dia 13 de outubro, o diretor-presidente esteve também com os membros da Liga Acadêmica de Gestão e Inovação em Saúde da UFMG, onde abordou “O trabalho médico no atual cenário da saúde”. Em um bate-papo que durou cerca de 1 hora, Samuel Flam apresentou os desafios e oportunidades que as mudanças recentes no mercado da Saúde Suplementar tem apresentado. O diretor-presidente explicou, ainda, as diferenças entre os modelos cooperativistas e acionário, assunto de grande importância para a nova geração de médicos. "Foi com imensa satisfação que aceitei o convite para estar com os estudantes da UFMG. Me graduei nesta instituição em 1978 e guardo com muito carinho os ensinamentos e as amizades que conquistei. Os estudantes da Liga Acadêmica são nossos futuros médicos – e futuros cooperados – portanto considero fundamental este encontro", disse.

AVISO

Esse espaço contempla as edições de 2015 a 2023. Para acessar as edições a partir de 2024, clique aqui.

Back To Top