skip to Main Content

Arquivos por Ano/Mês

Unimed-BH marca presença no HIS e debate tecnologia e humanização do cuidado

A Unimed-BH marcou presença no Healthcare Innovation Show (HIS), um dos maiores eventos do setor de saúde nacional. Realizado nos dias 21, 22 e 23 de setembro, a edição 100% online do evento contou com a presença do diretor de Provimento de Saúde, José Augusto Ferreira, em um bate-papo com especialistas sobre como a tecnologia pode ser uma aliada para escalar a humanização no cuidado.

O desafio da humanização foi apontado como um dos pontos mais importantes para o sistema de saúde no Brasil. José Augusto Ferreira destacou que, para humanizar os atendimentos, é preciso entender para quem se está entregando o serviço, e que um dos grandes beneficios do modelo é o aumento do acesso. “A tecnologia trouxe novos aparelhos e suprimentos que oneraram o serviço, mas neste momento a tecnologia se transformou em conectividade para aumentar o acesso, como por exemplo, a telemedicina. Com isso, podemos oferecer qualidade e garantir uma assistência com resultados melhores”, completa.

Para Gonzalo Vecina, Médico Sanitarista e ex-Presidente da Anvisa, que também participou da mesa redonda, um dos desafios que os atendimentos online exigem é o de prescrever aos pacientes uma mudança completa de comportamento, que em muitos casos, é a chave para a eficácia do tratamento. “Precisamos montar planos terapêuticos mais amplos para que possamos oferecer um tratamento completo. Por exemplo, o paciente precisa mudar o seu comportamento para conviver com a diabetes e a hipertensão. O profissional de saúde que está lidando com o caso tem que entender que não adianta apenas receitar remédios, ele precisa conversar com o paciente, explicar e se colocar no lugar dele.  As ferramentas de tecnologia até podem ajudar a chegar nesse caminho, mas não é possível promover o bem estar apenas por meio delas”, completa Vecina.


Gonzalo Vecina, Médico Sanitarista e ex-Presidente da Anvisa, já esteve na Unimed-BH,
em uma das edições do Encontro de Cooperado

A mesa debateu que a empatia, a relação médico-paciente e os desfechos clínicos são pontos a serem levados em consideração, independente da tecnologia aplicada no atendimento. Mariana Perroni, Diretora de Inovação Médica e Saúde Digital do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, contou que para conseguirem implementar a saúde digital no HAOC, foi necessário entender o novo momento de revolução industrial e saúde 4.0 pela qual o mundo vem passando. “Nesse contexto, tivemos que unir os dados analógicos com o auxílio de tecnologias embarcadas para um objetivo bem específico: criar experiências de cuidado que sejam mais alinhadas às expectativas e necessidade dos pacientes e dos profissionais da saúde”, comenta.

A apresentação completa ficará disponível no Swapcard, no site do Healthcare Innovation Show, por 3 meses a partir de sexta-feira (24/9) para quem tem o Executive Pass. Em breve, compartilharemos o conteúdo também aqui no boletim Unimed On-line. Aguarde!

Conteúdo produzido com informações de Saúde Business

AVISO

Esse espaço contempla as edições de 2015 a 2023. Para acessar as edições a partir de 2024, clique aqui.

Back To Top