Conheça o trabalho das doulas na Maternidade Grajaú
Na série de notícias sobre o projeto Parto Adequado, temos apresentado as iniciativas realizadas pela Unimed-BH para oferecer o melhor cuidado às mães e aos bebês e respeitar o tempo do nascimento.
Hoje vamos falar sobre a atuação das doulas na Maternidade Unimed – Unidade Grajaú, e quem explica para a gente é a Renata Braga, coordenadora de Enfermagem da Maternidade.
“O trabalho da doula junto à equipe multiprofissional na Maternidade Grajaú é um diferencial para nossas clientes. Com a evolução da assistência obstétrica no país e novos modelos de assistência ao parto, a doula tornou-se essencial no pré-natal, parto e puerpério. Ela traz um acolhimento individualizado e caminha lado a lado com as gestantes, proporcionando cuidados e apoio fundamentais para a experiência positiva da mulher com relação ao parto. Nossas doulas desempenham um trabalho maravilhoso junto à equipe e, como evidência, temos muitas manifestações de clientes reconhecendo e agradecendo pelo trabalho que elas realizam”, conta Renata. |
A Paula e a Fabiane são doulas com orgulho!
Doulas da Maternidade Unimed – Unidade Grajaú: Fabiane Mendes, à esquerda, e Paula Vilela, à direita
No dia a dia da Maternidade, a Paula e a Fabiane têm o papel de oferecer apoio emocional às gestantes antes, durante e após o parto. Para isso, usam métodos não farmacológicos para alívio da dor, como massagem, bola de Bobath, agachamento, banheira, chuveiro e aromaterapia com óleos essenciais. São recursos utilizados para tranquilizar a paciente até o momento em que conseguem evitar a analgesia, sempre com o acompanhamento de toda a equipe multidisciplinar.
Paula Vilela já tem alguns anos de história com a Maternidade. Tudo começou em 2014, e ela conta sobre a experiência ao longo desse período.
“A minha atuação como doula é muito gratificante e, ao mesmo tempo, desafiadora. O desafio está a cada plantão, quando conheço mulheres diferentes, novas histórias, medos e preocupações. Sempre cuido para estabelecer um vínculo único e quase que imediato com a paciente e seus acompanhantes, me envolvo com cada mulher, com suas vivências. Gosto muito do que faço, sinto que a doula é o anjo da guarda da paciente”, diz cheia de orgulho. A trajetória profissional da Paula na Unidade teve uma pausa em 2019 e retornou em abril deste ano.
Fabiane Mendes chegou em maio deste ano para dividir os plantões com Paula e fica cheia de satisfação de falar sobre sua atuação na Maternidade.
“A doulagem tem uma contribuição muito importante para o apoio psicológico da gestante. Fico muito satisfeita quando recebo um feedback positivo, quando uma paciente chega só querendo a cesárea e, com conversa e todo apoio emocional, acabamos mudando para a condução de um parto vaginal tranquilo e seguro no meio da preparação para o nascimento do bebê. Também apoiamos muito no pós parto, com orientações para amamentação. Sou muito agradecida à Maternidade. Aqui aprendo cada dia mais e tenho muito apoio de toda a equipe”, conta Fabiane.
Gostou de conhecer sobre mais essa iniciativa para o Parto Adequado aqui na Unimed-BH?
É o trabalho dedicado das equipes multidisciplinares que envolvem médicos, enfermeiras, assistentes de enfermagem e diversos outros profissionais que demonstra o compromisso da Cooperativa em entregar a melhor experiência em saúde para as nossas clientes e suas famílias.