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Sistema Unimed e estratégias de diferenciação

Cenário de forte concorrência traz desafios e também oportunidades de fortalecimento do Sistema Unimed

 

Ao longo dos últimos meses, diversas movimentações passaram a ser percebidas no setor de saúde suplementar. Aquisições, fusões e abertura de capital são alguns dos exemplos. Em Belo Horizonte e região, a presença de operadoras altamente verticalizadas também se intensificou. E, como médicos cooperados, entender esse fenômeno crescente é fundamental.

Para refletir melhor sobre essas questões, nesta segunda edição do Fórum de Ideias – Série Especial 50 Anos recebemos o superintendente executivo do Sistema Unimed, Paulo Brustolin. Ele falou sobre o mercado de planos de saúde nas perspectivas nacional, regional (Minas Gerais) e local (Belo Horizonte e Região Metropolitana). Também contextualizou o Sistema Unimed e as estratégias de diferenciação no mercado.

Brustolin explicou que em 2019, cinco operadoras de planos de saúde detinham 47% do mercado de saúde suplementar brasileiro. Em junho de 2021, o cenário já era outro. Quatro operadoras controlam 56% do mercado. “Isso mostra que em um ano e meio houve uma consolidação de quase sete pontos percentuais e isso se deu basicamente por meio de aquisições”, explicou. “Mas ainda temos uma grande oportunidade de crescimento da saúde suplementar no Brasil, porque apenas 22,6% da população tem plano de saúde.”

 

Sobre a Unimed-BH

O superintendente ressaltou que, na Unimed-BH, os benefícios oferecidos aos cooperados são um diferencial, uma vez que o mercado não pratica essa iniciativa que traz mais segurança para os médicos. E também chamou a atenção para a intercooperação entre as cooperativas de saúde em Minas Gerais, o que considerou como uma força, criando uma certa barreira. 

A palestra trouxe ainda uma reflexão sobre o mercado de Belo Horizonte e região e abordou a questão dos produtos de baixo custo. Segundo ele, há espaço para a criação de novos planos de saúde com esse perfil, especialmente pelo crescimento da Classe C nos últimos anos. Ele reforçou ainda o Unifácil como produto de blindagem da concorrência. "Um ponto de atenção que a Unimed-BH precisa cuidar é a possibilidade de criar um produto para esse nicho, talvez um Unimed Facílimo", comentou.

 

Assista à palestra:


 

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