Terapia hormonal para mulheres é tema do Café Controverso deste sábado, 19/8
A terapia de reposição hormonal em mulheres no climatério será o tema do Café Controverso: Saúde em Pauta deste sábado, dia 19 de agosto, a partir das 11h, na Cafeteria do Espaço do Conhecimento UFMG (Praça da Liberdade, 700).
Os ginecologistas Ricardo Marinho e Silvana Kelles participarão do debate, com a mediação do coordenador e professor de pós-graduação da Fundação Unimed, José Ricardo de Paula Xavier Vilel. O evento é uma realização do Espaço do Conhecimento da UFMG em parceria com o Instituto Unimed-BH. A iniciativa é viabilizada pelo incentivo de médicos cooperados e colaboradores por meio do Programa Cultural Unimed-BH.
Ponto de vista de cada convidado
A ginecologista Silvana Kelles alerta para o uso indiscriminado da terapia hormonal, principalmente porque a queda da produção de estrogênio apresenta efeitos em intensidade variável de uma mulher para a outra. “Quando os sintomas são intensos e desconfortáveis, a terapia hormonal por curto período pode melhorar a qualidade de vida, mas o tratamento deve envolver sempre a menor dose terapêutica, pelo menor tempo possível. A utilização do estrogênio por um período prolongado, acima de um ano, traz resultados preocupantes“, observa.
Para o colega da especialidade Ricardo Marinho, a terapia hormonal continua sendo uma importante alternativa para mulheres com sintomas relevantes. “Além de combater os inconvenientes da menopausa, a reposição do estrogênio em mulheres com idade próxima à menopausa contribui para evitar perda óssea e diminuir o risco para doenças cardiovasculares. A utilização da terapia hormonal em mulheres na faixa de 50 anos por um período de cinco a dez anos traz mais benefícios do que danos, mas a decisão é individualizada, baseada nos sintomas, doenças existentes e desejo da paciente. Para o uso prolongado ou após os 60 anos, é necessária uma avaliação cuidadosa dos riscos e benefícios”.
Qual a sua opinião? Venha participar desse debate!
Café Controverso: Saúde em Pauta
Tema: Reposição hormonal: dilemas e verdades para as mulheres
Data: 19 de agosto de 2017, sábado
Horário: 11h
Local: Cafeteria do Espaço do Conhecimento UFMG – Praça da Liberdade, 700
Entrada gratuita
Café Controverso
A proposta do Café Controverso, lançado em 2012, é discutir temas atuais a partir de múltiplas perspectivas, dando oportunidade para os seus pontos de encontro e contradições. O projeto idealizado pelo Espaço do Conhecimento UFMG promove encontros mensais e, nessa trajetória de cinco anos, vem propiciando o compartilhamento de informações das mais diversas áreas do conhecimento, de dentro e fora da Universidade.
O objetivo do Café Controverso: Saúde em Pauta, realizado em parceria com o Instituto Unimed-BH, é compartilhar com o público geral informações qualificadas sobre os temas mais levantados em consultórios pelos pacientes.