Sustentabilidade para o futuro: o nosso foco para enfrentar os desafios
Confira os principais pontos da mensagem do Diretor-Presidente, Samuel Flam, na reunião conjunta do Conselho Social com os Comitês de Especialidades
O desafio de gerar resultados para o presente, mas garantindo a sustentabilidade futura foi o fio condutor da mensagem do Diretor-Presidente, Samuel Flam, na última reunião do Conselho Social com os Comitês de Especialidades da Unimed-BH. Em sua fala de abertura, ele destacou como o Índice de Qualidade Assistencial – principal ponto da reunião – tem papel essencial na manutenção da nossa competitividade – hoje e no futuro.
“A construção do IQA é, sem dúvida, uma das grandes realizações da nossa cooperativa nos últimos anos. O modelo valoriza e reconhece a atuação dos médicos cooperados, ao mesmo tempo em que estimula a qualidade da nossa assistência. Isso contribui, também, para a redução de custos e desperdícios – o que é essencial para a sustentabilidade da nossa cooperativa”, disse o diretor-presidente.
Samuel Flam trouxe informações sobre o cenário atual da Saúde Suplementar e a importância das decisões responsáveis para a Unimed-BH
Ele destacou ainda a forma bem-sucedida como a cooperativa atuou nos últimos anos – marcados por crises e recessões – mas sendo capaz de gerar renda, segurança, benefícios e solidez mesmo frente a tantos desafios.
“Conseguimos, juntos, nestes últimos anos, a proeza de navegar contra a maré: gerando empregos e oportunidades quando a regra era cortar e demitir; registrando recordes históricos em nossa carteira, enquanto o mercado encolhia; abrindo novas unidades de atendimento quando muitos fechavam as portas; distribuindo benefícios e suporte financeiro de forma responsável, enquanto alguns precisavam pagar o alto preço do populismo e da irresponsabilidade”, disse.
O diretor-presidente destacou ainda a importância de manter uma postura vigilante, que busca a eficiência no uso dos recursos e constrói decisões, conjuntas, e responsáveis para a cooperativa.
A Reunião do Conselho Social com Comitês de Especialidades aconteceu virtualmente, resguardando a segurança de todos os cooperados
“Os resultados do passado não são garantias do nosso sucesso amanhã. Temos visto uma série de desafios que testam a nossa capacidade de planejar, gerir e adaptar: a chegada de uma concorrência altamente capitalizada, com preços baixos e tendo nosso mercado como alvo é um exemplo. Outro desafio recente é a notícia que tivemos da determinação da ANS para reajustes negativos nos planos de saúde individuais – justo em um momento de retomada dos procedimentos eletivos que estiveram “represados”, levando a sinistralidade para um patamar muito acima do esperado”.
Samuel Flam destacou ainda que, apesar dos desafios, a Unimed-BH seguirá firme em seu propósito de proteger seus cooperados. “A projeção da DM caminha na direção de superar o teto estabelecido para os próximos meses, o que pode impactar parte da remuneração variável. Ainda assim, e dentro das perspectivas da Cooperativa, vamos assegurar o pagamento desse componente coletivo na regra de remuneração para o próximo trimestre (setembro, outubro e novembro), acreditando que, juntos, tomaremos as medidas necessárias para a retomada do seu curso.
Por fim, o diretor presidente destacou a importancia de estimularmos a evolução como uma forma de resguardarmos nossa posição de destaque no cenário da Saúde Suplementar.
“Não podemos nos acomodar no velho. Não podemos ter medo de discutir os problemas. Não podemos parar de evoluir, pois o IQA é um processo em evolução. Isso é fundamental para continuarmos sendo competitivos e para que a Unimed-BH continue sendo o que foi nos últimos anos: uma empresa de sucesso, a melhor operadora do seu porte conforme avaliação da ANS.”
CONFIRA ABAIXO, NA ÍNTEGRA, A MENSAGEM DO DIRETOR-PRESIDENTE, SAMUEL FLAM