skip to Main Content

Arquivos por Ano/Mês

Criatividade estampada nos figurinos do E-Festival

Já pensou como seria legal um desenho seu virar estampa de figurinos de um grande Festival Cultural? Pois é, graças ao Programa Somos Comunidade, para os alunos da Escola de Artes Instituto Unimed-BH, moradores do Morro das Pedras, esta é uma realidade.

Os alunos de 6 a 8 anos, das turmas de balé clássico, criaram desenhos que vão estampar os figurinos do E-Festival – evento cultural on-line, previsto para agosto, que vai contar com a participação de artistas de renome nacional, coletivos e grupos da cidade de Belo Horizonte e região metropolitana, visando proporcionar um intercâmbio entre artistas profissionais e amadores.

Veja o resultado:

A aluna Mariana Vitória Neves da Silva, em registro feito pela mãe, Vanessa Aparecida Neves Silva.

 

Como surgiu a ideia dos desenhos

A inspiração para os desenhos surgiu por meio da designer e figurinista do Festival Somos Comunidade, Priscila Gouthier. “Solicitei à turminha que fizessem desenhos de como a Escola de Artes Instituto Unimed-BH transforma, influencia a vida de cada um e também sobre como está sendo esta experiência durante a pandemia, de fazer as aulas de balé on-line. O resultado foram esses desenhos fofos, que transformei em estampa para o figurino delas e também será estampado no lenço dos coralistas do E-Festival”, conta Priscila.

A ação também foi acompanhada por Maria Flor, artista visual, grafiteira, educadora e ativista social no Morro das Pedras.

 

Um pouco mais sobre Programa Somos Comunidade

O Somos Comunidade é a evolução do Festival Cultural Instituto Unimed-BH, realizado desde 2012, e que levou centenas de crianças e jovens do Morro das Pedras para a apresentação de um espetáculo anual nos melhores palcos e teatros da cidade. Sua trajetória está intimamente ligada à identidade do Morro das Pedras, nascida a partir da Escola de Artes Instituto Unimed-BH, projeto realizado pelo Instituto, desde 2007, que conta com a parceria da Escola Municipal Hugo Werneck e a coordenação do Núcleo Artístico de Dança/Camaleão Cia de Dança e o Grupo Cultural Arautos do Gueto.

Mais do que promover um momento de destaque para seus alunos e formação, o projeto busca proporcionar uma vivência de valorização dos alunos e estimular a melhoria da autoestima e o empoderamento das crianças e jovens. O Festival conta ainda em seu elenco com outros grupos de projetos realizados ou patrocinados pelo Instituto Unimed-BH, como Coral Unimed-BH, Bloco Saúde, Orquestra Sinfônica de Betim, Sociedade do Riso e Dança a Dois.

Todas essas ações do Instituto Unimed-BH são possíveis graças ao incentivo de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores que fazem parte do Programa Sociocultural Unimed-BH. Você pode começar ou continuar realizando sonhos agora mesmo. Clique aqui e faça a sua adesão!

AVISO

Esse espaço contempla as edições de 2015 a 2023. Para acessar as edições a partir de 2024, clique aqui.

Back To Top