Hospitais são reconhecidos pela qualidade assistencial oferecida aos clientes
A Diretoria da Unimed-BH se reuniu com representantes da rede prestadora hospitalar para celebrar o fim da primeira fase de auditorias do Programa de Excelência Assistencial, na última segunda-feira (31). Depois de seis meses de trabalho, sete hospitais foram reconhecidos por alcançarem três ou mais dimensões propostas pelo Selo. São elas: segurança, experiência do cliente, acesso, certificação internacional e desempenho.
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O diretor-presidente da Unimed-BH, Samuel Flam, ressaltou a dedicação e parceria dos prestadores em pouco tempo de programa. “Os primeiros resultados são importantes e revelam a evolução da nossa qualidade, mas nossa ação será contínua. Vamos continuar conversando para estabelecermos indicadores que reflitam sempre a qualidade assistencial”, disse.
Entre os benefícios do programa, o diretor de Provimento de Saúde da Unimed-BH, José Augusto Ferreira, destacou ganhos para a rede, clientes e operadora, como visibilidade no mercado, transparência, participação e controle social pelos clientes. “O selo é uma forma de assegurar que o cliente receba a melhor qualidade assistencial e permite que a gente pense no futuro, construindo um sistema com sustentabilidade”, comentou.
Com a palavra, lideranças dos hospitais reconhecidos
Para o diretor técnico do Hospital Lifecenter, José Américo Bahia, o Selo mostra a preocupação da operadora com o futuro da assistência na cidade. “Não é só para os clientes da Unimed-BH. Ele traz um benefício geral para o hospital à medida que aquilo que é feito para a Unimed-BH naturalmente acaba beneficiando todos os clientes e faz com que o prestador tenha um olhar diferenciado para a segurança assistencial e para a qualidade da segurança”, resumiu.
O superintendente do HU – Contorno, Fábio Botelho, lembra que o Selo de Excelência Assistencial demonstra que a unidade está alinhada às estratégias da Cooperativa. “O Selo é um instrumento que contribuirá de maneira importante para a sustentabilidade da Unimed-BH, assim como para promover a transparência de nossas ações e fortalecer nossa marca”, pontuou. “O programa vem consolidar, de forma inovadora, um trabalho desenvolvido por toda a equipe, colocando o paciente sempre no centro do cuidado”, acrescentou a superintendente da Maternidade Unimed – Unidade Grajaú, Helayne Santos.
A melhoria contínua dos processos, construída junto com a rede prestadora, é o principal ganho, segundo o diretor Técnico do Hospital Vila da Serra, Antônio Eugênio Motta Ferrari. “Esse é um passo importante e sela, cada vez mais, a relação da operadora com os parceiros que têm interesse em um crescimento conjunto e em um futuro com melhora na qualidade e na prestação de serviços”, disse.
O diretor-presidente do Hospital Biocor, Mário Vandrecic, parabenizou a Unimed-BH e o grupo responsável pela construção dos caminhos para o selo. “A ideia do selo é fantástica e pelo que sei a Unimed-BH é pioneira no Brasil. É preciso a aderência de todos porque o selo é aquilo que temos que dar ao paciente: respeito, transparência, com o menor risco possível e o melhor resultado clínico”, definiu.
Como principal resultado, a coordenadora da qualidade do Hospital Madre Tereza, Waldirene Lopes, lembrou o aprendizado ao longo do processo de avaliação, ocorrido no último semestre e a oportunidade de continuar se aprimorando. “O processo incentivou e impulsionou a instituição para a melhoria contínua e ficamos felizes em ver que, em breve, teremos o Selo de Excelência 2.0, para contribuir cada vez mais com nosso modelo de gestão”, finalizou.