Respeitar o tempo do nascimento é uma prioridade na Unimed-BH
Aqui na nossa Cooperativa, nós valorizamos:
:: A atenção ao parto e ao tempo do nascimento
:: A redução do percentual de cesarianas sem indicação
:: O parto adequado para a mãe e o bebê
É por isso que, desde 2014, a Unimed-BH faz parte do projeto Parto Adequado – iniciativa da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) em parceria com o Hospital Israelita Albert Einstein, o Institute for Healthcare Improvement e que conta com o apoio do Ministério da Saúde. A junção de tantas instituições de peso mostra a relevância nacional e internacional de avançarmos nas discussões do tema para o aprimoramento da assistência às gestantes e seus bebês.
Saiba mais sobre o projeto:
:: O que prevê o projeto Parto Adequado?
O projeto tem como principais objetivos a atenção ao parto e ao nascimento, a redução do percentual de cesarianas sem indicação clínica e a valorização do parto adequado, considerando a individualidade de cada gestante.
Inspirada nesse propósito, a nossa Cooperativa tem trabalhado em diversas frentes, tais como a capacitação das equipes multiprofissionais da Maternidade Unimed – Unidade Grajaú e da Maternidade do Hospital Unimed – Unidade Betim, o aprimoramento de nossas ferramentas de gerenciamento da dor, além da adaptação dos espaços físicos e dos processos assistenciais nas maternidades. Tudo pela oferta da melhor experiência em saúde, com qualidade e segurança assistencial.
O cooperado da Ginecologia e Obstetrícia e superintendente da Maternidade Maternidade Unimed – Unidade Grajaú, Paulo Tarcísio Pinheiro da Silva, reforça que todas essas frentes mantêm a Unimed-BH preparada para atender aos objetivos do Parto Adequado.
“O projeto tem como propósito propiciar à gestante e ao recém-nascido a melhor experiência no momento do nascimento. Temos que entender que o parto adequado nem sempre será o parto vaginal, podendo ser vaginal ou cesariana, de acordo com as condições da paciente. E nossa estrutura está preparada para oferecer a melhor experiência para o parto adequado, para que mãe e filho se beneficiem do momento do nascimento”, afirma. |
É importante destacar que as iniciativas do projeto Parto Adequado também foram levadas para o Comitê de Especialidades da Ginecologia e Obstetrícia a fim de alinhar previamente nossas novas propostas de ações com os cooperados mais impactados pelo projeto. A ideia é que possamos seguir construindo coletivamente as melhores estratégias para a nossa Cooperativa e para os nossos clientes no que tange o cuidado oferecido às nossas gestantes. Afinal, o nosso maior propósito é entregar à gestante e sua família as melhores práticas assistenciais baseadas em evidências científicas.
Dá o play para conhecer o Parto Adequado na prática!
Produzimos um vídeo mais que especial sobre o projeto para mostrar como estamos preparados para cuidar cada vez melhor das nossas gestantes e dos seus bebês. Confira! São registros de mães reais, gravados em nossas maternidades:
Clique para assistir ao vídeo e se emocionar!
Acompanhe mais notícias sobre o Parto Adequado
Nas próximas semanas, vamos divulgar em nossos canais de comunicação as iniciativas que vêm sendo desenvolvidas para melhorarmos cada vez mais nossos indicadores obstétricos e, consequentemente, oferecermos a melhor e mais segura assistência em saúde para os nossos pacientes.