Unimed-BH participa de eventos da Feluma, da Sicredi/FDC e do IFL
“Filantropia e cooperativismo no combate à pandemia de COVID-19” foi o tema da live promovida pela Fundação Educacional Lucas Machado (Feluma), mantenedora da Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais, no dia 25 de maio. Um dos convidados foi o diretor-presidente da Unimed-BH, Samuel Flam. Na oportunidade, ele falou sobre as ações da Cooperativa no enfrentamento do novo coronavírus. “Aproveito a oportunidade para agradecer a cada médico cooperado que se empenhou na linha de frente, no atendimento aos clientes”, destacou.
Samuel Flam também ressaltou a responsabilidade da Unimed-BH neste momento, como empresa de saúde, e a importância da antecipação do cenário e da confiança nas equipes, formadas por médicos cooperados, colaboradores e parceiros. “Costumo dizer que podemos delegar o trabalho, mas nunca a responsabilidade. E nessa nossa experiência na pandemia, pudemos contar com uma equipe extraordinária, com uma velocidade e uma capacidade de entrega enormes. Trabalhamos como um time.”
Também foi palestrante no evento o médico cooperado, membro do Conselho Fiscal e diretor da Ciências Médicas, José Celso Cunha Guerra Pinto Coelho. O painel contou com a moderação de Jair Leopoldo Raso, professor da Faculdade. cooperado da Unimed-BH e membro do Conselho Consultivo do Instituto Unimed-BH, e do presidente da Feluma, Wagner Eduardo Ferreira, também nosso médico cooperado.
Quer saber mais sobre como foi esse debate? Clique AQUI e confira a live na íntegra.
EVENTO DA SICREDI
No dia 26 de maio, foi a vez de Samuel Flam falar aos conselheiros da Sicredi Central, cooperativa financeira, durante um encontro on-line do Programa de Governança da Fundação Dom Cabral em parceria com a Sicredi. No painel Desafios da Governança em Cooperativas, Samuel dividiu a mesa virtual com Neivor Canton, presidente da Aurora Alimentos, e Marcos Balbinot, presidente da Sicredi Serrana.
“Quero, antes de mais nada, agradecer de estar em uma mesa conjunta com Neivor e o Marcos. É uma satisfação falar para este grupo e me orgulho muito por estar aprendendo aqui com vocês, porque são grandes cooperativas e esse mecanismo de intercooperação é fantástico”, disse Samuel Flam na abertura de sua fala. Após uma breve apresentação, o diretor-presidente respondeu a algumas perguntas dos participantes do encontro.
Ao falar sobre os desafios impostos pela pandemia, Samuel relembrou a importância da Cooperativa estar preparada para conseguir sobreviver ao cenário de crise. “Em 2020, tivemos o menor tempo de planejamento estratégico do ano executado, pois em fevereiro/março, quando veio a pandemia, tivemos que mudar toda a estratégia. Somente empresas que estavam preparadas anteriormente, com boa governança, com um bom time, com boa reserva financeira, foram capazes de dar retorno rápido para atender os seus clientes”, disse.
Em sua mensagem final, Samuel Flam aproveitou para reforçar uma importante mensagem sobre a responsabilidade do papel de conselheiros. “Gosto de falar que a cadeira não transmite conhecimento para quem senta nela. Seja a de presidente, a de diretor ou a de conselheiro. As pessoas precisam se preparar com antecedência para estar nessas posições. Conhecimento é fundamental. Poder sem conhecimento é de uma enorme complexidade. Para o sucesso de uma administração é necessário juntar “Will” e “skill”, ou seja, vontade e habilidade. Muitas pessoas têm vontade mas nem sempre têm as habilidades e os conhecimentos necessários para lidar com Cooperativas como as que vimos aqui, do tamanho que elas são”, concluiu.
EVENTO IFL JOVEM
Nesta quinta-feira, 27 de maio, nosso Diretor-presidente, Samuel Flam participou do Encontro IFL Jovem, evento promovido pelo IFL – Instituto de Formação de Líderes que reuniu presencialmente cerca de 30 convidados e também foi transmitido on-line.
No bate-papo, Samuel compartilhou com o grupo os aprendizados e desafios de sua trajetória profissional, e trouxe insights sobre o papel do líder e a importância de uma gestão colaborativa.