Pandemia, vacinação e concorrência são temas de mais uma edição do Café dos Cooperados
Encontro reuniu cooperados e os diretores da Unimed-BH para discutirem importantes aspectos do momento atual e as expectativas de futuro
Aconteceu nesta quinta-feira, dia 13/05, em formato virtual, mais uma edição dos encontros matinais da diretoria com os cooperados. O Café dos Cooperados reuniu 8 colegas em um bate-papo propositivo e com o olhar no futuro da Cooperativa. Estiveram presentes os diretores Samuel Flam, José Augusto Ferreira, Eudes Magalhães, Mercês Fróes e Múcio Diniz.
Durante uma hora e meia de conversa, o grupo pôde discutir importantes aspectos do cenário de pandemia, além das expectativas de futuro para a saúde suplementar e para a Unimed-BH.
Encontro aconteceu de forma virtual, garantindo a segurança e a participação dos cooperados
O Diretor-Presidente da Cooperativa, Samuel Flam, abriu sua apresentação expondo a complexidade do cenário atual e fazendo uma breve retrospectiva dos últimos sete anos da Unimed-BH. “Enfrentamos anos bastante desafiadores, que exigiram de nós um compromisso ainda maior com o nosso propósito de cuidar das pessoas. Fizemos isso de forma ética e responsável, protegendo os interesses de nossos cooperados, clientes, colaboradores e todos os públicos que contam conosco”, disse.
Concorrência
Preocupado com o avanço da concorrência na Região Metropolitana de Belo Horizonte, o cooperado Ivan Lage perguntou se a Unimed-BH pensa em abrir algum hospital para reter os clientes da Região de Nova Lima. Samuel Flam explicou que o Vila da Serra e o Biocor já estão nessa região, e que são parceiros da Unimed-BH. “Estes dois prestadores atendem plenamente e, por isso, não pensamos em abrir serviço próprio naquele local”, explicou.
O Diretor de Provimento de Saúde, José Augusto Ferreira, complementou dizendo que ao longo do tempo as pessoas têm se internado menos e, quando internam, ficam menos tempo nas unidades. Isso reduz a demanda por novos hospitais.
“O tempo de internação é muito curto e tem caído ao longo do tempo. Um hospital hoje consegue atender mais pessoas que há 10 anos atrás. Os hospitais construídos recentemente não estão tendo a ocupação desejada. Sendo assim, no momento, não precisamos de mais hospitais em BH”, explicou José Augusto.
Ainda sobre as movimentações da concorrência, a cooperada Érica Araújo pediu informações sobre o Bem Digital – novo produto da cooperativa que atende a uma demanda por preços competitivos e atendimento digital. A Diretora Comercial e de Relacionamento Institucional, Mercês Fróes, explicou que o produto está em fase inicial de comercialização.
“O Bem Digital está indo bem, embora ainda esteja no início. É um produto que vai nos ajudar no enfrentamento da concorrência. Além dele, também voltamos com o Unifácil individual e estamos buscando, constantemente, soluções competitivas e com a qualidade de atendimento Unimed-BH”, disse Mercês.
Cenário da pandemia
A cooperada Márcia Lara pediu informações sobre o momento atual da pandemia. José Augusto Ferreira explicou que a doença, infelizmente, veio para ficar. “A capacidade de mutação da Covid-19 nos mostra que não devemos ter expectativas de que a doença desapareça. Teremos que trabalhar com prevenção. Tudo indica que precisaremos nos vacinar periodicamente. Assim como o HIV, que demoramos décadas para controlar, com a COVID-19 será a mesma coisa”, afirmou José Augusto.