skip to Main Content

Arquivos por Ano/Mês

Cenário desafiador em 2021

O ano de 2021 tem sido um dos mais desafiadores de nossa história. Nos últimos tempos, lidamos com o recrudescimento da pandemia no país, com a crise econômica e, no caso da Unimed-BH, também com o aumento da concorrência em nossa área de atuação. Esses três aspectos foram abordados na Assembleia Geral Ordinária e Extraordinária Digital, realizada nesta quarta-feira, 31, pelo diretor-presidente, Samuel Flam, que fez uma apresentação de contextualização sobre o cenário. 

Ele explicou que ao longo dos últimos anos foram diversos os momentos de instabilidade do país, mas a junção desses três fatores neste momento intensificou o desafio. A respeito da COVID-19, Samuel Flam esclareceu: “O RT [número médio de transmissão por infectado] continua acima de um e isso significa que a pandemia continua crescendo.”

O diretor-presidente também falou sobre o cenário econômico, destacando a queda do PIB, o alto índice de desemprego e o crescimento da dívida pública. E mostrou ainda o avanço da concorrência na região de Belo Horizonte, que deve se intensificar nos próximos meses em razão da fusão de duas gigantes dos planos de saúde no Brasil: Hapvida e NotreDame Intermédica. 


Ações na pandemia

Na sequência, o diretor de Serviços Próprios, Múcio Diniz, apresentou números sobre a evolução da pandemia em nossa Rede Própria e Credenciada e as medidas que a Unimed-BH tem adotado com foco no atendimento aos clientes e na segurança das equipes neste momento mais grave da COVID-19 até agora. 

Entre as iniciativas, ele ressaltou a renovação da parceria com a Prefeitura de Belo Horizonte para cessão do sistema de consulta on-line, permitindo que usuários da rede pública também usufruam do atendimento, por meio de médicos do SUS, reduzindo os riscos de contaminação e aumentando a segurança para pacientes e profissionais da saúde. Também explicou que a Unimed-BH reforçou a Consulta On-line Coronavírus, cuja capacidade atual é de 2 mil atendimentos por dia.

O diretor também explicou por que foi necessário suspender as cirurgias em toda a Rede Assistencial neste momento de agravamento da pandemia. “Investimos em estruturas extras porque estamos no limite de nossa capacidade de atendimento. Estamos vivendo um cenário de guerra”, reforçou Múcio Diniz.

Ele também falou sobre a contratação de mais profissionais para o reforço da assistência, a criação do serviço de Pronto-Consulta para pequenas urgências clínicas, a criação de novos leitos de UTI respiratória nas unidades hospitalares da Rede Própria, da adequação de leitos para pacientes com casos suspeitos e confirmados da COVID-19, a reabertura do Hospital Unimed – Unidade Betim Centro e o início da operação do pronto atendimento no Centro de Promoção da Saúde Unimed – Unidade Pedro I.

Para os médicos cooperados, ele anunciou o novo valor de R$ 2,20 de incremento da consulta realizada em consultórios, com o objetivo de auxiliar na compra de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). E também a retomada do benefício de antecipação de 70% da produção nos meses de abril, maio e junho.

O diretor também explicou sobre o calendário de vacinação, reforçando que a Unimed-BH segue as diretrizes definidas pelo Ministério da Saúde e pelas prefeituras em nossa área de atuação. Concluiu sua apresentação com um áudio enviado pelo secretário Municipal de Saúde, Jackson Machado Pinto, que informou: “A Secretaria Municipal de Saúde está fazendo um grande esforço, está trabalhando quase que 24 horas por dia para viabilizar a vacinação de mais profissionais da saúde a partir da próxima segunda-feira”.

Confira as apresentações na íntegra abaixo ou clique aqui.

 

AVISO

Esse espaço contempla as edições de 2015 a 2023. Para acessar as edições a partir de 2024, clique aqui.

Back To Top