Sociedade é o foco do terceiro e último TrendBook do estudo FDC Longevidade
Já ouviu falar da Década do Envelhecimento Saudável? Essa é uma estratégia da Organização Mundial da Saúde (OMS), que prevê que em 2030 o número de pessoas com mais de 60 anos será 34% maior do que o que temos atualmente, o que corresponderá a um contingente de 1,4 bilhão de idosos no planeta. Em 2050, a expectativa é que esse valor passe para 2,1 bilhões. No Brasil, a pirâmide etária já indica que temos mais pessoas com mais de 60 anos do que crianças abaixo dos cinco.
Esses dados fazem parte do TrendBook FDC Longevidade – Eixo Sociedade, que foi lançado nesta quinta-feira, 25, pela Fundação Dom Cabral, em parceria com a Unimed-BH e a Hype 50+, empresa especializada em pesquisas na área. O estudo é o terceiro e último da série, que também já abordou os temas Pessoas e Negócios.
O diretor Administrativo-financeiro, Eudes Magalhães, participou do lançamento, ao lado de representantes da Fundação Dom Cabral, da Hype 50+ e da jornalista e influencer Cris Guerra. “A Unimed-BH entende que esse estudo é fundamental para um conhecimento mais aprofundado dessa geração de pessoas maduras e nos orgulhamos de seu pioneirismo. Sabemos que o indivíduo precisa ser compreendido em sua totalidade e com a geração madura não é diferente. Isso está, inclusive, alinhado com o conceito de saúde preconizado pela OMS, que a entende como um estado de bem-estar físico, mental e social. Portanto, é fundamental trazemos também o eixo Sociedade para nossa reflexão”, declarou Eudes Magalhães. Ele aproveitou a oportunidade para lembrar que a longevidade ganha um significado especial em tempos de pandemia, em que tantas pessoas estão perdendo seus entes queridos, e pediu um momento de silêncio, em respeito às vítimas da COVID-19.
O TrendBook aborda questões como: a relação entre a longevidade e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), os preconceitos enfrentados pela geração com mais de 60 anos, a importância de se adaptar as cidades para que os idosos tenham vida social ativa, aposentadoria, profissões do futuro com foco no envelhecimento e o Brasil longevo.