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Notredame e Hapvida concluem negociações para fusão

Nos últimos meses, temos acompanhado aqui no Unimed On-line de que forma a concorrência tem se comportado e avançado em nossa área de abrangência. Nesta última semana, a imprensa noticiou que os dois grupos, Notredame Intermédica e Hapvida, que chegaram a Belo Horizonte no final do ano passado por meio de aquisições, finalizaram as negociações para fundir seus negócios.

O anúncio foi feito ao mercado no último sábado, 27/02, e segundo o G1 a fusão ainda passará pela aprovação dos sócios das operadoras e das autoridades brasileiras de regulação do setor de saúde e da concorrência (Leia aqui). O acordo cria uma companhia com valor de mercado estimado em R$ 110,5 bilhões, e com 8,4 milhões de clientes e 84 unidades hospitalares em todo o Brasil, segundo o divulgado pelas empresas em teleconferência com o mercado no dia 1o de março.

Com a confirmação da fusão, nesta semana as ações das companhias operaram em alta. Na segunda-feira, dia 1º de março, a valorização chegou a ser de 10,65% nas ações da Hapvida e de 7,96% nos papéis da Notredame Intermédica. (Saiba mais aqui).

As duas operadoras têm modelos de negócio semelhantes, voltados para a verticalização, a contratação de médicos como assalariados e a oferta de planos a preços baixos. Também possuem áreas de atuação complementares: a Notredame Intermédica com uma presença forte na região Sudeste, especialmente em São Paulo, e a Hapvida nas regiões Norte e Nordeste. 

 

O que isso representa para nós?

Uma fusão entre as duas empresas representa maior ganho de mercado para elas, concorrendo diretamente com o alcance nacional do Sistema Unimed, que, com mais de 300 singulares, está presente em 84% do território nacional, conta com 17,3 milhões de beneficiários e tem participação de mercado de 37,7%.


Fontes: Monitor de Mercado – Unimed do Brasil Fev/2021 – Base: ANS, Dez/2020 | Panorama da Saúde em Números – Unimed do Brasil Fev/2021.

 

Para a Unimed-BH, a fusão entre as duas operadoras pode representar uma pressão concorrencial ainda maior. As participações de mercado de ambas, somadas, ainda não alcançaria a hegemonia de nossa marca, que responde por 52% do mercado e é top of mind entre os mineiros.

Porém, sabemos que Belo Horizonte tem um grande potencial para a expansão da saúde suplementar. Apenas pouco mais da metade da população tem planos de saúde atualmente e sua região metropolitana é altamente industrializada, com potencial para conquista de novos clientes corporativos a partir da retomada da economia. Isso torna o nosso mercado muito atrativo para os grupos, que investem em campanhas agressivas de marketing e preço.

Para fazer frente a essa crescente concorrência, intensificamos a comercialização do Unifácil, nosso principal produto de combate, e ampliamos a oferta para clientes individuais. Os cooperados da Unimed-BH, reunidos em Assembleia Geral em dezembro de 2020, aprovaram a criação do Fundo de Competitividade Comercial, com o objetivo de assegurar recursos para fazer investimentos em novos modelos assistenciais, em comercialização e em ações de marketing com foco no enfrentamento da concorrência e na sustentabilidade da Cooperativa. Além disso, no ano passado também lançamos o Bem Digital um novo plano de saúde com foco em clientes individuais e pequenas e médias empresas, com atendimento on-line 24 horas, 7 dias por semana, por um preço mais acessível.
 

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