Health Tecs: mercado de saúde atrai investimentos com foco no digital
Entenda as propostas das novas operadoras e como a Unimed-BH está preparada para seguir fortalecida frente à concorrência
A saúde continua no foco dos investidores brasileiros e estrangeiros. É o que confirmam as notícias que vêm sendo publicadas em veículos nacionais desde o ano passado e continuam ganhando visibilidade na mídia desde janeiro.
Entre as marcas em pauta recentemente estão a mineira You Saúde, de Nova Lima, e mais duas de São Paulo: a Alice e a QSaúde. Todas têm em comum o mesmo discurso de “tecnologia em saúde” e buscam passar uma imagem de inovação. Mas fato é que as três são novas operadoras de planos de saúde, oferecem produtos semelhantes aos já comercializados no mercado e devem seguir as mesmas diretrizes definidas pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) que são comuns a todas as empresas do segmento.
Conheça o perfil das novas operadoras:
Diário do Comércio | 27 de outubro de 2020
A You Saúde é a mais nova operadora mineira, registrada na ANS em setembro de 2020. Natural de Nova Lima, foi idealizada pelo empresário mineiro Rodrigo Felipe, triatleta e muito ligado aos esportes. A empresa faz parte do Grupo First, que reúne outras 8 marcas em diferentes segmentos do mercado com atuação nacional, entre eles: mercado imobiliário, ramo de seguros, gestão em cobrança, call center, participação em fundos ligados à hemoterapia e biotecnologia, comunicação e mídia, automóveis, além da estruturação de negócios e venture capital.
A You nasceu com o conceito de ser totalmente digital para o mercado de BH e região, sem loja física e atendimento presencial para os clientes. Apesar de se considerar “digital”, não possui agendamento on-line nem consultas on-line. Seu portfólio de planos de saúde conta com duas opções para cliente individual e três para empresarial, todos com coparticipação. A expectativa é que a marca seja lançada para Uberlândia e Vitória, com perspectiva de expansão para o território nacional.
Leia sobre o lançamento da You Saúde em matéria publicada no Diário do Comércio no ano passado. Clique aqui.
Money Times | 11 de fevereiro de 2021
Lançada em junho de 2020, a Alice está sendo anunciada nos veículos nacionais como startup de saúde. Fundada por empresários que vêm do segmento do aplicativos de transporte e do Dr. Consulta, além de dois latino-americanos, a empresa nasceu em São Paulo com 80 funcionários.
Em sua proposta comercial, apresenta como diferencial um aplicativo de saúde e modelo de cuidado baseado na Atenção Primária, com médico de família. Também agrega uma rede privada de serviços credenciados, que os planos de saúde tradicionalmente oferecem.
Em comunicado para o mercado no último dia 11 de fevereiro, a empresa anunciou que recebeu mais R$ 33 milhões de investimento, com entrada de novos acionistas estrangeiros. Leia mais aqui.
Valor | 15 de janeiro de 2021
Outra nova operadora que vai lançar sua proposta ao mercado nos próximos meses é a QSaúde. A marca foi comprada em janeiro por José Seripieri Filho, ex-presidente da Qualicorp, que deixou a empresa em novembro do ano passado para assumir esse investimento.
O interessante é que a QSaúde é originária da Qualicorp, uma administradora de benefícios, mas que devido à sua estrutura não tinha autorização da ANS para operar plano de saúde. Em matéria publicada pelo jornal Valor Econômico, em janeiro deste ano, a perspectiva inicial é que, após o lançamento, o plano da QSaúde seja vendido a associações de classe e sindicatos (por adesão) e a pequenas e médias empresas. Saiba mais.
Agora que você está por dentro da chegada de novas marcas como concorrência, pode se perguntar: como a Unimed-BH está preparada para seguir fortalecida no mercado?
Para a Cooperativa, a celebração dos 50 anos, no próximo 1º de abril, confirma a nossa força no mercado ao longo de cinco décadas de história. Já divulgamos em outras notícias da news do cooperado e sempre é importante reforçar: nossa estratégia é estruturada em pilares que mantêm nossa base fortalecida para competir no mercado de saúde. Confira abaixo algumas notícias que mostram a nossa estratégia:
:: Iniciativas para aumentar nossa competitividade: Bem Digital e Fundo de Competitividade
:: Intercâmbio: uma conexão que amplia o cuidado com nossos clientes
:: De olho no mercado: verticalização da saúde
:: Como o mercado se posiciona frente à estratégia de venda a clientes individuais