Biometria facial será implantada nos centros cirúrgicos e hemodinâmica da nossa rede
Inovação será implementada de maneira piloto no Hospital Unimed – Unidade Betim e Hospital Infantil São Camilo Unimed
A segurança nos processos é uma das premissas da nossa Cooperativa. Pensando nisso, implantaremos a tecnologia de biometria facial em nossas unidades para facilitar a identificação e, consequentemente, a remuneração aos médicos que realizam procedimentos em nossos Centros Cirúrgicos e na Hemodinâmica.
Todos os procedimentos realizados nos Centro Cirúrgicos e/ou na Hemodinâmica do Hospital Unimed – Unidade Betim, Hospital Unimed – Unidade Contorno, Maternidade Unimed – Unidade Grajaú e Hospital Infantil São Camilo Unimed passarão a ter a validação da biometria facial de toda a equipe médica envolvida, sendo o profissional cooperado ou não.
A mudança terá início em março, de forma piloto no HU – Betim e no São Camilo. Na sequência, em data a ser divulgada posteriormente, a mudança também será implantada no Hospital Unimed – Unidade Contorno e na Maternidade Unimed – Unidade Grajaú. Confira, abaixo, algumas informações importantes sobre a inovação:
Como vai funcionar o processo de cadastro para os médicos cooperados impactados?
1. O médico que atua no HU – Betim e no São Camilo, receberá o link para cadastro via mensagem no celular ou e-mail cadastrados na Cooperativa. Se você atua nestas duas Unidades impactadas pelo piloto, é só clicar aqui e seguir os passos abaixo.
2. Será preciso acessar o link via celular, computador ou tablet e informar se é médico Cooperado Unimed-BH ou Não Cooperado Unimed-BH.
3. Para confirmar a opção, o cooperado deverá selecionar o tópico médico Cooperado Unimed-BH.
4. Em seguida, deverá informar o login e a senha de acesso do Site dos Cooperados e, para o não cooperado, o CRM.
5. Após estar logado, aparecerão na tela as instruções para tirar uma foto (selfie). Essas informações devem ser lidas com atenção.
6. Após ler as instruções, o cooperado deverá tirar a foto do seu dispositivo móvel e clicar em confirmar. Na sequência, aparecerá mensagem de cadastro realizado no próprio termo – ao final dos passos mencionados.
Caso o médico não faça o cadastro no prazo, como ele deverá proceder?
Todos os médicos que atuam em procedimentos nos centros cirúrgicos e hemodinâmica nos Serviços Próprios deverão realizar o cadastro antes da implantação definitiva da biometria facial em nossas Unidades. Cada hospital terá um cronograma específico para o cadastro e os médicos serão informados previamente.
A não realização do cadastro poderá impactar no faturamento dos procedimentos realizados após implantação da nova tecnologia na Unidade. Caso o médico não receba o link, ele deverá entrar em contato com a secretária do bloco cirúrgico/hemodinâmica para regularização da situação.
Caso o médico não faça o cadastro, isso impactará no faturamento dos procedimentos realizados por ele?
Sim. A partir da data da implantação da biometria facial na Unidade, a remuneração referente aos procedimentos realizados nos blocos cirúrgicos e hemodinâmica está totalmente vinculada ao registro biométrico. Dessa forma, para garantir o faturamento dos procedimentos, cada participante da cirurgia precisa, necessariamente, realizar o cadastro prévio da biometria facial.
Como será a rotina no bloco cirúrgico/hemodinâmica das unidades dos serviços próprios após implantação da biometria facial?
Haverá um tablet afixado na porta de cada sala cirúrgica no bloco/hemodinâmica. Todos os médicos participantes do procedimento deverão identificar no equipamento as informações do aviso de cirurgia e realizar o registro facial. Para isto, bastará informar o número do CRM e registrar uma selfie ao entrar e ao sair da sala na qual o procedimento está sendo realizado. Esse registro deverá ocorrer em todas as cirurgias.
Quem será o responsável por manusear o tablet?
O circulante (enfermeiro/técnico de enfermagem responsável pela preparação da sala) será o responsável por manusear o tablet e selecionar qual cirurgia irá ocorrer naquele momento naquela sala específica de cirurgia. Os médicos deverão usar o tablet para registrar a entrada e saída de cada evento através da biometria facial.
Caso ocorra algum problema com o tablet, haverá outro de contingência e a TI da unidade atuará com um prazo diminuto para atendimento.
Importante: antes de registrar a biometria, o médico deverá conferir o aviso de cirurgia indicado no tablet para evitar erros de registro biométrico e, consequentemente, de faturamento do procedimento.
Em caso de dúvidas, os médicos envolvidos deverão acionar a secretária do Centro Cirúrgico da Unidade.
Biometria Facial no Centro Cirúrgico e Hemodinâmica. É a tecnologia conectada à segurança no seu dia a dia.