Um olhar diferenciado para o parto e nascimento
A Unimed-BH faz parte do projeto Parto Adequado há mais de dois anos, iniciativa desenvolvida pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), o Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE) e o Institute for Healthcare Improvement (IHI), com o apoio do Ministério da Saúde. O projeto tem o objetivo de identificar modelos inovadores e viáveis de atenção ao parto e nascimento, que valorizem o parto normal e reduzam o percentual de cesarianas sem indicação clínica na saúde suplementar.
O Parto Adequado na Cooperativa está em uma nova fase, que teve início em setembro de 2020 e, até setembro de 2021, temos como meta aumentar o parto vaginal de 30 para 60% em nossas Unidades. Diversas áreas da Unimed-BH já estão envolvidas e trabalhando com prioridade neste processo.
Já dentro destas ações direcionadas a adequar as necessidades e vontades das gestantes a um cuidado perinatal completo, recentemente os fluxogramas das Maternidades Grajaú e Betim foram revisados e padronizados visando sempre a saúde, segurança e respeito com a gestante e a família. Tudo isso foi apresentado em um Webinar de discussão de protocolos para o parto adequado em nossas Unidades Próprias, realizado no final de dezembro. O evento contou com a participação dos superintendentes Frederico Peret (Maternidade Unimed – Unidade Grajaú) e Ana Adalgisa Borges (Hospital Unimed – Unidade Betim) e de grande parte das equipes envolvidas nos processos e no projeto Parto Adequado.
A Unimed-BH preza pelo bem-estar do cliente e busca sempre oferecer um serviço de qualidade e que tenha um impacto positivo na experiência do paciente. O parto normal é um procedimento que está atrelado a uma rápida recuperação e a um baixo índice de incidência de risco, propiciando uma recuperação mais rápida da mãe. A Maternidade Unimed – Unidade Grajaú participa do Projeto desde 2018 por meio de uma infraestrutura física adequada para um nascimento natural, respeitoso e saudável do ponto de vista clínico e emocional.
Clique abaixo para assistir ao Webinar na íntegra: