Diretoria da Unimed-BH e conselheiros do CRM se reúnem para compartilhar experiências
O Conselho Regional de Medicina de Minas Gerais (CRM-MG) abriu suas portas na noite dessa quinta-feira, dia 29, para a Diretoria da Unimed-BH compartilhar experiências sobre o cenário da assistência à saúde no Brasil e no mundo com os mais de 40 conselheiros do CRM.
O convite à participação foi feito pelo presidente da entidade, Fábio Guerra, como parte da rodada de plenárias realizadas periodicamente entre o grupo. “Como conselheiros do CRM, temos que estar abertos a ter conhecimento cada vez mais amplo em várias áreas. Isso traz visões de segmentos que precisamos entender para exercer nosso papel como representantes da medicina em todo o Estado”, afirmou.
Para o diretor-presidente da Unimed-BH, Samuel Flam, a participação da Cooperativa nesse fórum é fundamental para que a assistência à saúde em Minas Gerais continue avançando. “Este é um momento ímpar na relação da Unimed-BH com o CRM. Estamos conseguindo ter avanços na medicina mineira porque estamos conversando e essa relação pede uma construção permanente. Temos uma responsabilidade muito grande, que é formar novas gerações de profissionais. É preciso que as entidades e a Unimed-BH caminhem juntas”, destacou.
Em sua apresentação, Samuel Flam abordou o contexto mundial da assistência e a saúde suplementar no Brasil. Também ressaltou a presença internacional do cooperativismo e os impactos da atuação da Unimed-BH nos cenários regional e nacional. “Mesmo diante dos desafios que a economia vem apresentando, nossa atual participação de mercado chega a 53%, percentual que vem sendo mantido desde o último ano. Além disso, o reconhecimento dos clientes é representado por 83% de satisfação e, há 22 anos, somos a marca mais lembrada pelos mineiros”, afirmou Samuel Flam.
Debate sobre as perspectivas da prática médica
Na sequência, os conselheiros apresentaram várias perguntas à Diretoria da Unimed-BH durante um bate-papo transparente, ao longo de duas horas. Entre os temas abordados, o cenário do Sistema Unimed em Minas Gerais foi questionado pelo médico Luiz Henrique de Souza Pinto, representante do CRM-MG em Varginha.
O diretor de Provimento de Saúde da Unimed-BH, José Augusto Ferreira, demonstrou que as Unimeds mineiras estão em segurança. “O Sistema Unimed mineiro é um dos mais saudáveis do Brasil, não há nenhuma Singular em dificuldade. Um dos motivos para isso deve-se à qualidade do trabalho realizado pelas entidades médicas do Estado, que estão em interação contínua, exatamente como estamos fazendo hoje, nesta reunião. É fundamental que todos os médicos façam a sua parte de acompanhamento das gestões”, afirmou.
A médica de Família e Comunidade Fabiana Prado, de Uberaba, compartilhou sua avaliação positiva diante do trabalho que a Unimed-BH vem desenvolvendo na área de atenção à saúde. “Tenho percebido que vocês têm se destacado. Vejo a Unimed-BH avançando nos programas de gerenciamento de casos e também com o Unimed Pleno. O que percebo que é a Cooperativa foi uma das primeiras a investir em modelos de assistência com a participação da Medicina de Família”, avaliou.
A conselheira do CRM e presidente da Sociedade de Radiologia de Minas Gerais, Cibele Alves de Carvalho, encerrou a discussão com um questionamento sobre o atual cenário do imediatismo da medicina. “O que podemos esperar diante da expansão das clínicas populares e de clientes que pagam pelo atendimento na hora?”, perguntou.
Para Samuel Flam, a qualidade e a atuação em grupo serão a chave para o futuro. “Só cresce na crise quem tem estrutura e está preparado. Por isso, os médicos precisam refletir que quem ficar no individualismo não vai sobreviver. Será preciso se vincular a grandes estruturas, como uma cooperativa, uma associação, um hospital. É assim que enfrentaremos os concorrentes e sempre oferecendo qualidade”, afirmou.