1.310.000 clientes: uma conquista recorde de todos os cooperados
Número de clientes registrado em novembro recupera queda de março, quando a pandemia teve início, e alcança o maior patamar em 50 anos da cooperativa
O resultado de nossa carteira de clientes, registrado no dia 30 de novembro demonstra, mais uma vez, a força de nossa forma de cuidar. Totalizando 1.310.015 vidas, batemos um recorde histórico, superando, em muito, o número de clientes que a cooperativa possuía antes da pandemia e deixando uma marca na trajetória da Unimed-BH. Entre os meses de março e junho, a Saúde Suplementar registrou uma queda no número de clientes – em consequência da pandemia e da alta do desemprego – desde então, não apenas retomamos o crescimento, como conquistamos o melhor número em 50 anos.
É importante notar que a estratégia de crescimento da cooperativa é muito diferente da adotada pela concorrência. Enquanto o aumento de nossa carteira é fundamentalmente pautado na conquista dos clientes – a concorrência acionista cresce adquirindo carteiras de clientes já formadas. Este é o caso, por exemplo, da Hapvida que em nossa região alcançou 14% da participação do mercado adquirindo as carteiras da Promed e, mais recentemente, da Premium Saúde. Somente em nossa área de atuação foram investidos quase 3 bilhões de reais pela concorrência.
O nosso resultado, por outro lado, é fruto de uma série de iniciativas promovidas pela cooperativa com o objetivo de reter e conquistar novos clientes. Entre elas está o trabalho dedicado de nossa equipe de vendas e comercial, o investimento em campanhas de marketing, a retomada do Unifácil individual e o estabelecimento de políticas ainda mais competitivas. Sustentando todas estas medidas, temos a nossa qualidade assistencial, reconhecida e aprovada.
O diretor-presidente da cooperativa, Samuel Flam, comentou a conquista. "A gestão adequada que fizemos da pandemia, aliada ao trabalho dedicado de todos nós, se materializou em um resultado extraordinário em 2020. Esse brilhante resultado se reflete na confiança dos nossos clientes: fecharemos 2020 com a maior carteira da nossa história – mais de 1,3 milhão de clientes. Resultados obtidos em um ano tão adverso são dignos de registro especial na história que temos construído ao longo destes quase 50 anos da Unimed-BH", disse.
Relembre algumas iniciativas que tomamos para cuidar dos clientes durante a pandemia
Telemedicina: lançamos em tempo recorde a Consulta On-line Coronavírus que já ultrapassou a marca de 130 mil atendimentos.
Novos leitos: Na primeira fase da pandemia, criamos mais de 200 novos leitos de internação e UTI Adulto e Pediátrica em nossas unidades próprias. Recentemente, criamos 20 novos leitos de UTI respiratória e 42 leitos de internação em Unidades da Rede Própria (Hospital Unimed Unidade Betim e Hospital Unimed Unidade Contorno).
Inovação: criamos o serviço de chatbot e passamos a atender demandas dos clientes pelo WhatsApp. Além disso, realizamos o talkbot, com teletriagem e direcionamento do percurso assistencial por meio de robô.
Parceria: cedemos o sistema da Consulta On-line para a Prefeitura de Belo Horizonte, para que os médicos do SUS pudessem atender aos usuários da saúde pública.
Protocolos: desenvolvemos protocolos específicos, um sistema especial de recepção de pacientes nos pronto-atendimentos e visitas virtuais na terapia intensiva.
Pronto-consulta: recentemente, lançamos o serviço no Centro de Promoção da Saúde – Unidade Santa Efigênia e no Centro de Promoção da Saúde – Unidade Pedro I, com atendimento para adultos com pequenas urgências. O atendimento é feito sete dias por semana, das 9h às 21h.
Este conjunto de iniciativas colaborou para que hoje possamos celebrar a retomada em nossa carteira. Juntos, cuidamos da saúde de nossos clientes e geramos bons resultados para nossa Unimed-BH.