Assembleia aprova prestação de contas do exercício de 2014
A prestação de contas do exercício de 2014 foi aprovada pelos cooperados, por unanimidade, durante a Assembleia Geral Ordinária dessa terça-feira, 31. A Diretoria apresentou números que confirmam o crescimento da Cooperativa no último ano, mesmo em cenário de adversidades na economia e no mercado. De acordo com os dados compartilhados pelo diretor de Provimento de Saúde, José Augusto Ferreira, a Unimed-BH manteve sua trajetória de crescimento, com distribuição de resultados positivos aos cooperados e solidez econômico-financeira.
As demonstrações financeiras da Cooperativa, referentes ao último ano, foram examinadas pela auditoria externa independente Ernst & Young, representada pelo auditor Flávio de Aquino Machado. “As contas da Unimed-BH foram auditadas de acordo com normas internacionais e brasileiras e o parecer sobre as demonstrações contábeis assegura que não houve desacordo com as informações apresentadas”, afirmou.
A cooperada Maria Virgínia Werneck, representante do Conselho Fiscal do exercício de 2014, também apresentou, em nome do grupo, o parecer de aprovação das contas do último ano, recomendando sua aprovação pela Assembleia Geral Ordinária. Ainda, ressaltou o apoio da Cooperativa. “Agradecemos aos colaboradores, gestores, superintendentes e diretores da Unimed-BH pelo incentivo e apoio ao Conselho Fiscal no desempenho de suas funções”, disse.
Saiba mais sobre os resultados de 2014
Entre as discussões que marcaram o último ano de trabalho, a remuneração dos cooperados foi um dos temas predominantes. Inicialmente indicado pelo Conselho Social como assunto de maior relevância para debate, a dinâmica da gestão de recursos da cooperativa foi amplamente compartilhada com os cooperados durante o segundo semestre, por meio do Fórum de Ideias.
Comparada a uma caixa d´água abastecida pelo mercado, a Cooperativa está inserida em uma economia de cooperação. Os recursos, gerados a partir do pagamento dos planos de saúde pelos clientes, são de propriedade comum e o seu manejo, compartilhado pelos cooperados. É como a caixa d’água de um condomínio: o consumo é individualizado, mas a conta é paga de forma coletiva.
De acordo com o diretor de Provimento de Saúde, José Augusto Ferreira, “cerca de 85% de todo o volume de recursos injetados pelos clientes são destinados ao custeio da assistência, remunerando médicos e prestadores.” Outra parcela dos recursos deve cobrir as despesas operacionais (8%), os impostos e as provisões obrigatórias (4,5%). Os resultados dessa operação, somados ao retorno das aplicações financeiras, constituem as sobras de cada exercício.
A carteira de clientes cresceu 4,7%, chegando a 1,27 milhão de vidas. Com essa expansão da carteira e sua rentabilidade, a receita da Cooperativa cresceu 19%, alcançando o patamar de 3,25 bilhões.
Contribuição da rede própria. De todo o montante da remuneração repassada aos médicos, mais de 18% foram gerados nos Serviços Próprios. Além da contribuição para a renda dos cooperados, a rede própria também influencia a percepção dos cooperados: 91% concordam que a estrutura de serviços da Unimed-BH amplia as oportunidades de trabalho e 89% afirmam que aumenta a vantagem competitiva da Cooperativa no mercado.