Resultados e desafios da Cooperativa são apresentados durante a Assembleia
Percurso dos clientes durante a pandemia, movimentos recentes da concorrência entre outros assuntos foram apresentados aos cooperados.
Em uma retrospectiva do ano de 2020 até o momento, os cooperados puderam conhecer em detalhes os resultados da Cooperativa durante a Assembleia Geral Extraordinária Digital realizada na noite da quinta-feira, 3 de setembro.
Durante apresentação feita pelo Diretor de Provimento de Saúde, José Augusto Ferreira, os dados assistenciais demonstram uma queda da sinistralidade durante o período da pandemia de Covid-19. Confira abaixo, em números, os principais resultados assistenciais (comparativo de 2020 e 2019):
- Redução de 28,82% em internações cirúrgicas;
- Redução de 21,44% em internações clínicas;
- Redução de 26,58% no total de internações;
- Redução de 8% na permanência clínica;
- Redução de 33% nas consultas eletivas;
- Redução de 40% nas consultas em pronto-socorro;
- Redução de 29% nos exames e terapias.
Outro ponto de destaque é a melhoria da qualidade assistencial. Exemplos disso são a queda de 23,93% da taxa de condição adquirida grave geral e também da taxa de reinternação geral, que teve redução de 18,45% em relação ao ano passado. “Fizemos tudo isso com mais qualidade assistencial, reduzindo os desperdícios, garantindo resolubilidade e segurança”, afirmou José Augusto Ferreira.
Movimentos da concorrência
Os desafios da Cooperativa para o presente e o futuro também foram tema da Assembleia. Os cooperados conheceram os mais recentes movimentos da concorrência, como a aquisição do Grupo São Marcos pela Dasa, e as diversas aquisições da NotreDame Intermédica por Minas Gerais, o que a posiciona hoje como a 10ª maior carteira do Estado.
Novas formas de concorrência também vêm surgindo e aumentando os desafios, tais como os planos de saúde digitais. Muitas empresas estão investindo nesse modelo de plano, como os grandes representantes do segmento de saúde – NotreDame Intermédica, Hapvida, Amil e Sulamérica, que são as quatro maiores operadoras de planos de saúde do Brasil – assim como empresas da área de entretenimento, como UOL, empresas de medicina diagnóstica, como Fleury, e empresas da área de finanças, como o PagBank. “A concorrência começa a mostrar ares completamente novos. Nós não estamos lidando mais com os nossos concorrentes habituais ou com os planos de saúde locais. O momento é outro. É de uma concorrência extremamente diferente e, por isso, temos que nos preparar para esse futuro”, disse José Augusto.
Quer saber mais detalhes sobre nossos resultados e desafios? Assista abaixo à apresentação completa do Diretor e Provimento de Saúde da Unimed-BH, José Augusto Ferreira.