Consultório-cabine traz qualidade assistencial e agilidade para os pacientes da Unimed-BH
Após triagem, clientes que comparecem às unidades assistenciais da rede própria da Unimed-BH com sintomas gripais leves são imediatamente direcionados para realizar uma consulta online individual, em espaço apropriado e seguro
Com a pandemia de covid-19, a Unimed-BH estabeleceu diversas ações e lançou serviços inovadores, como o telemonitoramento diário e a Consulta Online Coronavírus – que esse mês atingiu mais de 60 mil atendimentos. Essas e outras iniciativas visam, sobretudo, oferecer o melhor atendimento aos clientes da Cooperativa, garantir a segurança dos beneficiários, médicos cooperados e da equipe assistencial das unidades de saúde, além de dar apoio à sociedade no combate à disseminação do novo coronavírus.
Ainda assim, muitas pessoas continuam procurando presencialmente as unidades de saúde, mesmo estando com sintomas respiratórios leves ou sejam assintomáticos que tiveram contato com paciente contaminado ou até com resultados de exames RT PCR positivo. Pensando nelas, surgiu a ideia de montar cabines para atendimento online, nas próprias unidades assistenciais, com o intuito de contribuir para a segurança dos pacientes, bem como para agilizar o contato com um médico, sem abrir mão da qualidade assistencial.
A cabine de atendimento foi inaugurada no dia 19 de junho na Unidade Contagem. Agora, todas as unidades da rede própria da Unimed-BH, em Belo Horizonte, Contagem e Betim, já contam com os “consultórios-cabine”, equipados com tablets apropriados para a consulta por vídeo. Já foram realizados mais de 1400 atendimentos.
“Tivemos vários ganhos com essa iniciativa, entre eles, trazer mais segurança para o cliente e para a equipe assistencial. É também uma forma do cliente que vai até a unidade conhecer o nosso serviço da consulta online, uma inovação que só trouxe resultados positivos durante a pandemia”, afirma a gerente da Unimed-BH, Larissa Vilela Cruz, que está à frente do projeto.
Como funciona
Após passar pela triagem, na chegada à unidade, é oferecida para os pacientes assintomáticos ou com sintomas gripais leves a possibilidade de realizar a Consulta Online Coronavírus no local, com um tempo de espera menor. O agendamento é feito na mesma hora e, em seguida, o paciente é direcionado para o “consultório-cabine”, onde realiza o teleatendimento com o suporte de uma equipe especialmente treinada para esse apoio.
As consultas são realizadas de forma alternada entre dois consultórios-cabine. Quando um atendimento é encerrado, o local é totalmente desinfetado, seguindo os protocolos de segurança exigidos durante a pandemia. Entre os resultados, está a redução no tempo de espera nas unidades de pronto-atendimento (PA) e a experiência positiva com o cliente, que é atendido com segurança e mais rapidez.
Central de Consultas Online Coronavírus
Para atender à crescente demanda pelas consultas durante a pandemia, a Unimed-BH está aumentando a estrutura de atendimento da consulta online. Hoje, mais de 180 cooperados estão trabalhando na Central de atendimento, localizada no Edifício Inconfidentes. Recentemente, o serviço de Consulta Online Coronavírus registrou seu recorde em um único dia: em 29 de julho, foram realizadas 1141 consultas por meio da plataforma digital. A avaliação feita pelos clientes da Unimed-BH, utilizando a ferramenta do Net Promote Score, está na zona de excelência (NPS 80).