Aplicativo inédito vai monitorar 39 mil pacientes com sintomas de Covid-19 em BH
Desde o início da pandemia, a Unimed-BH tem realizado diversas ações de apoio ao enfrentamento da Covid-19. Entre elas está a cessão da tecnologia da consulta on-line coronavírus para a Prefeitura de Belo Horizonte, feita em abril.
Agora, a plataforma passará a contar com uma nova ferramenta baseada em inteligência artificial que proporcionará o monitoramento dos sinais vitais dos pacientes do Sistema Único de Saúde – SUS, em acompanhamento por suspeita da Covid-19.
Como funcionará o serviço?
Os usuários da teleconsulta que receberem indicação médica vão receber acesso gratuito a um aplicativo que permitirá a aferição de dados importantes para o monitoramento de suas condições de saúde e evolução dos sintomas de COVID-19.
A ação é resultado de uma parceria entre a Vale, a empresa de tecnologia Binah, a Unimed-BH e a Prefeitura de Belo Horizonte e disponibilizará 39 mil licenças para utilização na assistência à saúde da população na capital – primeira cidade no país a usar a tecnologia.
A aplicação usa a câmera do celular para reconhecimento e análise facial, capturando a frequência cardíaca e respiratória, a saturação de oxigênio e o nível de stress dos pacientes por até 14 dias.
Assista ao vídeo e conheça mais essa inovação que será utilizada para fortalecer o combate à pandemia:
As consultas on-line em parceria com o SUS
Desde abril a Prefeitura oferece aos moradores de Belo Horizonte consulta on-line para casos suspeitos de Covid-19. Esse serviço só foi possível porque a Unimed-BH fez a cessão da tecnologia da plataforma da consulta on-line para a Prefeitura que, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, passou a oferecer o serviço para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) da capital.
Até o momento já foram cerca de 7 mil atendimentos. Para ter acesso à teleconsulta, o morador de Belo Horizonte deve ser cadastrado em qualquer Centro de Saúde da capital.
A consulta deve ser realizada por pessoas que apresentam sintomas como tosse, dor de garganta, congestão nasal e coriza, com ou sem febre. O acesso ao atendimento on-line é feito por meio do portal da Prefeitura ou o PBH APP. Após confirmar o cadastro no SUS-BH, o paciente é direcionado para a marcação da sua consulta.