skip to Main Content

Arquivos por Ano/Mês

Idosos em isolamento social: a importância de um olhar ainda mais apurado do cuidado

Estamos vivendo um momento de medo e incertezas. Somado a isso, as orientações e condutas para enfrentamento do coronavírus têm passado por constantes atualizações, o que torna o processo de orientação ainda mais complexo. 

É preciso ter foco no cliente. Ter olhar cada vez mais próximo, humano. O distanciamento social não está sendo fácil para ninguém. Estar longe da família e amigos exige esforço de todas as pessoas, em especial, dos idosos. Por isso, durante a pandemia de COVID-19, é preciso um cuidado ainda mais direcionado para esse público quando falamos em contágio, complicações da doença e impactos físicos e mentais do isolamento.

As soluções para reduzir esses impactos são cada vez mais tecnológicas, o que tem tudo a ver com o que demanda o mundo atual. Recursos como consultas on-line, chamadas de vídeo para matar a saudade dos familiares e compras virtuais cresceram muito durante a pandemia. Mas não podemos nos esquecer que a população idosa enfrenta algumas barreiras, como alterações na cognição e dificuldades na utilização de novas tecnologias. Então, como lidar com essas situações?

Vários pontos precisam ser considerados: como orientar sobre a necessidade da continuidade aos acompanhamentos médicos de rotina? Como amenizar os reflexos do distanciamento social? Como lidar com os idosos que se recusam a aderir ao isolamento social, preservando a sua autonomia?

Pensando em apoiar no esclarecimento dessas e de outras dúvidas, lançamos um novo podcast em que entrevistamos o cooperado da geriatria, Estevão Valle. Clique na imagem abaixo para acessar a Resenha Médica “Cuidados com idosos no isolamento social”:

 

Informação confiável precisa ser compartilhada.

Sabemos que a orientação sobre os cuidados com idosos não deve ser feita apenas para os médicos e profissionais de saúde. É de grande importância que informação de qualidade circule e seja compartilhada com toda a população. Pensando nisso, produzimos um vídeo que mostra, de forma lúdica e didática, como reduzir as possibilidades de contágio e as consequências da falta de cuidados básicos para a disseminação da COVID-19. 

Assista e ajude a compartilhar o material!

 

A Unimed-BH também começou esta semana um reforço de comunicação sobre o cuidado com as pessoas dos grupos de risco, incluindo os idosos. A campanha reforça que ficar em casa continua sendo a melhor proteção para estas pessoas. Conheça as peças:

 

Já segue a nossa Cooperativa nas redes sociais? Você pode acessar os nossos canais oficiais nos perfis abaixo:

Instagram: @unimedbh
Facebook: facebook.com.br/unimedbh
LinkedIn: linkedin.com/company/unimed-bh
Twitter: twitter.com/unimedbh
Youtube: youtube.com/user/unimedbh


Siga para acompanhar todos os nossos conteúdos! Afinal, informação confiável precisa ser compartilhada!


Juntos, com você, cuidando da saúde.
 

AVISO

Esse espaço contempla as edições de 2015 a 2023. Para acessar as edições a partir de 2024, clique aqui.

Back To Top