Mudança no fluxo de solicitação de exame para diagnóstico de Covid-19
O atendimento seguro e de qualidade é uma das nossas premissas enquanto cooperativa de trabalho médico. Pensando nisso e no senso de urgência necessário nos atendimentos de pacientes com suspeita de Covid-19, o fluxo de solicitação de exames para estes casos foi alterado.
Confira abaixo como ficou o fluxo detalhado para registro dessas solicitações após atendimento de clientes sintomáticos:
FLUXO PARA REGISTRO DE SOLICITAÇÕES
1. Ao atender um cliente com sintomas de Covid-19, acesse o SOL ou o Consultório On-line e faça uma busca por SARS-CoV-2 (CORONAVIRUS COVID-19) – PESQUISA POR RT-PCR para encontrar o item correto e cadastrar a solicitação para o cliente. Você verá na tela do sistema, as informações abaixo:
2. Assinale os sintomas identificados no paciente suspeito e clique em “Ciente”.
IMPORTANTE: Não é mais obrigatório inserir o número da notificação do caso ao Ministério da Saúde antes de realizar a solicitação no SOL ou no Consultório On-line.
3. Após emitir o pedido, oriente o cliente a entrar em contato com um dos laboratórios credenciados para agendamento de data e horário para realização do exame.
Atenção: como já mencionado, as guias têm validade de 7 dias e não mais de 30 dias como anteriormente.
IMPORTANTE
A Unimed-BH reforça que, embora não seja necessário incluir o número da notificação no sistema de solicitação de exames, de acordo com as orientações do Ministério da Saúde, é obrigatório que o médico realize a notificação dos casos suspeitos de Covid-19 no sistema e-SUSnotifica.
Para isso é preciso realizar cadastro no sistema e-SUSnotifica (https://notifica.saude.gov.br/login), criando usuário e senha de acesso. Após cadastro, basta entrar no sistema e preencher o formulário disponível. Ao concluir o envio das informações, você terá acesso ao número de identificação desse registro no site.